O pão de queijo sempre fez parte do dia a dia da família Modesto. Sucesso nos encontros familiares, o quitute feito pela Dona Tereza, 91 anos, que herdou a receita de sua avó mineira, inspirou as novas gerações a transformarem a receita familiar em uma ideia de negócio. Atualmente, a Pão de Queijo Casa Mineira fatura R$ 15 milhões ao ano com seis versões do salgado.
Fundada em Mococa, cidade no interior de São Paulo que faz divisa com Minas Gerais, a empresa surgiu da vontade de levar o autêntico pão de queijo mineiro para um número maior de pessoas a partir de opções congeladas. Idealizado por Sebastião Modesto, filho de Tereza, ao lado de Alerson Modesto e Vanessa Rodrigues, netos da matriarca, o negócio começou a operar em 2011, com um investimento inicial de R$ 50 mil.
A família, que já fabricava artesanalmente o salgado para alguns vizinhos, tinha como objetivo levar o autêntico pão de queijo mineiro para mais pessoas a partir de opções congeladas.
A primeira cozinha da empresa foi em uma incubadora apoiada pelo Sebrae, ainda com fabricação artesanal e sem maquinários. Com os supermercados na mira da empresa desde o início da operação, o volume de produção foi crescendo à medida em que a marca se inseria em novos pontos de venda.
Cinco anos após a fundação, com a entrada de uma rede de supermercados na carteira de clientes, a família decidiu investir na construção de uma fábrica e na aquisição de um maquinário moderno para expandir a capacidade de produção, a partir do reinvestimento do capital da empresa. Como resultado, o negócio começou a expandir para um número cada vez maior de cidades.
Hoje, são mais de 400 clientes e mais de 100 cidades atendidas, concentradas sobretudo nos estados de Minas Gerais e São Paulo. Por dia, a empresa produz cerca de 100 mil pães de queijo.
“Nos últimos dois anos crescemos mais de 20% ao ano e entendemos que ainda há um potencial gigantesco para manter esse ritmo, tanto no sentido de explorarmos novos mercados como na expansão do nosso portfólio, que vai contar com três novos produtos em 2025”, diz Vanessa Rodrigues.
O mix de produtos da empresa começou a crescer em 2018, com o lançamento do pão de queijo em formato de palito. Atualmente, além do tradicional que representa cerca de metade das vendas, a marca conta com outros cinco produtos, incluindo opções recheadas com goiabada e cream cheese. Segundo Alerson Modesto, as novas criações foram lançadas em resposta a uma demanda do mercado. “Sentimos essa necessidade quando chegamos às redes de supermercados, que pediam por mais produtos da marca”, afirma.
Com a previsão de faturamento de R$ 15 milhões este ano, para 2025, além dos lançamentos, a empresa planeja investir em marketing com foco na intensificação da presença nas redes sociais. A projeção dos empreendedores é de crescimento de 30% nas vendas.