Um ex-funcionário da Apple decidiu mudar de nome após se tornar viral por uma coincidência inusitada. O escocês Sam Sung, que trabalhava em uma loja da empresa em Glasgow, chamou atenção em 2012 quando uma foto do seu cartão de visitas foi publicada online. O nome, quase igual ao da concorrente Samsung, virou motivo de brincadeiras na internet por meio de publicação que se iniciou no Reddit.
Hoje, com 36 anos, ele vive no Canadá e utiliza um novo nome: Sam Struan. A mudança, segundo ele, foi uma forma de sair dos holofotes e evitar prejuízos à carreira. “Não queria que meu nome fosse uma piada”, afirmou em entrevista ao Business Insider.
O caso começou quando um cliente em Vancouver divulgou o cartão de visitas do funcionário nas redes sociais. A repercussão fez com que Sung se tornasse uma espécie de celebridade involuntária.
Ele lembra ter ficado muito assustado com o caso e, hoje, acredita que deveria ter encarado o episódio com mais leveza. “As pessoas começaram a ligar e a aparecer na loja perguntando se o Sam Sung trabalhava lá, e eu apenas fingia que não era eu. Só queria manter a cabeça baixa e continuar empregado”, disse.
Ele deixou a Apple em 2013, com objetivo de sair do varejo e começar uma carreira de recrutamento. “Eu não tinha pensado em adotar um novo nome antes de viralizar, mas aquele momento mudou tudo. Não é como ser reconhecido por fazer um bom trabalho ou por filantropia — era só uma piada online”, lembra
Struan contou que escolheu o novo sobrenome em homenagem à vila de Struan, na Ilha de Skye, na Escócia, um de seus lugares preferidos. Segundo ele, a decisão também ajudou a construir uma presença profissional nas redes, algo importante para o trabalho atual como consultor de recrutamento.
“Quando saí da Apple, queria começar do zero. Já não fazia sentido carregar um nome associado a uma marca rival”, disse. Ele acrescentou que, no início, as brincadeiras com o nome eram pontuais. Após chegar às redes, tudo se intensificou e gerou preocupação a Struan.
Hoje, as brincadeiras já se acalmaram, mas ainda há dias em que o episódio viral aparece nas conversas do dia a dia. “Às vezes, quando menciono que trabalhei na Apple, alguém liga os pontos e pergunta: ‘Você é aquele cara?’”, contou.
O ex-funcionário avalia que o nome pode influenciar a forma como os profissionais são percebidos. “Estudos mostram que o nome pode afetar as chances de conseguir entrevistas e oportunidades. No meu caso, mudar de nome me deu mais tranquilidade para seguir em frente”, disse.







