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Fonte: Redação

Filha de um mestre de obras e de uma dona de casa, Edma Pereira Tostes, 60 anos, viveu uma vida marcada por dificuldades financeiras. Em busca de novas oportunidades, ela saiu de Belo Horizonte (MG) para morar na periferia de Carapicuíba, na Grande São Paulo (SP). Com a mudança, ela passou dois anos trabalhando como “faz tudo” em uma lanchonete, mas logo precisou buscar novas maneiras de ganhar a vida. No mercado da beleza, Tostes encontrou o que, para ela, é sua verdadeira vocação.

A história da empreendedora começou a mudar quando ela decidiu fazer um curso de cabelereiro oferecido pela prefeitura da cidade. Superando obstáculos, como a falta de dinheiro para transporte, ela concluiu a formação e rapidamente se destacou na área, conseguindo um emprego como assistente em um salão na Rua Augusta, região central de São Paulo.

“Na época, no começo dos anos 90, um cabeleireiro ganhava muito bem e meu salário era cerca de seis vezes maior do que antes (…), minha irmã nem acreditava que aquilo fosse tudo meu”, diz.

Depois de quatro anos trabalhando no salão, ela decidiu apostar no negócio próprio. Acostumada a atender clientes que trabalhavam pela região, ela recebeu um convite para abrir um pequeno espaço para receber os colaboradores de um banco. Assim, Tostes fundou o Beleza Básica Express.

Edma Tostes no início da carreira empreendedora, nos anos 90 — Foto: Divulgação
Edma Tostes no início da carreira empreendedora, nos anos 90 — Foto: Divulgação

Em 2003, ela migrou o salão para unidade maior, o que a possibilitou ampliar o público atendido. Com o sucesso do negócio, Ivone Pereira Tostes, 58 anos, irmã de Edma e especialista em gestão integrada, entrou para a equipe e levou uma gestão mais estratégica e profissional para o salão. De acordo com as empreendedoras, a organização dos processos internos foi fundamental para a expansão da empresa nos anos seguintes.

A unidade, que contou um investimento inicial de cerca de R$ 20 mil, de recursos próprios, encerrou a operação no início da pandemia, em 2020. Contudo, na época, o salão já contava com um segundo espaço, que foi inaugurado no bairro do Morumbi em 2018, a convite de uma empresa que tinha diversos colaboradores clientes do salão. “A empresa, uma grande multinacional, migrou para um condomínio corporativo com uma alameda de serviços. Fizemos o processo de licitação e começamos a operar lá, que se tornou a nossa principal unidade até hoje”, aponta Ivone.

Para Edma, o foco do salão no atendimento ao mercado corporativo foi um dos grandes diferenciais para o negócio crescer. A empreendedora, habituada a atender clientes que a procuravam durante pequenas folgas no horário de trabalho, passou a otimizar cada vez mais os processos para focar em serviços rápidos. De acordo com ela, a dedicação a um mercado mais nichado possibilitou um trabalho mais estratégico para o público-alvo. Hoje, o Beleza Básica Express conta com três unidades, todas direcionadas ao público corporativo.

Com cerca de 120 atendimentos por dia, apenas 5% da clientela não pertence aos trabalhadores dos prédios nas regiões em que o salão está situado. A empresa conta com um tíquete médio de R$ 110 e vê uma crescente procura por novas unidades. As empreendedoras afirmam que o espaço e os serviços são pensados a fim de facilitar a reprodução de novas unidades, e pensam em expandir com franquias no futuro.

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