Com mobiliário corporativo de alta qualidade, empresa passou por ampla reestruturação e agora mira a exportação
Tudo começou com a revenda de mobiliário e equipamentos de informática. Por 15 anos, a informática representou 60% do faturamento da Giamac Office, empresa de Passo Fundo (RS). Até que a dinâmica do mercado, com novos canais de venda e a mudança de hábito dos clientes, demandou a reinvenção do negócio. Coube a Sérgio Giacomini, em 2013, abrir mão daquela receita, enxugar a empresa e redirecionar para móveis planejados corporativos. O gaúcho de 62 anos com visão empreendedora arrojada fatura R$ 3 milhões e já mira na internacionalização.
“Empreender significa se desafiar, se superar e aprender constantemente. Significa adquirir e compartilhar conhecimento, significa ter resiliência”, revela Giacomini, que acumula mais de uma década de experiência no ramo de mobiliário corporativo.
Primeiro empreendi trabalhando numa empresa que não era minha. Quando me senti preparado, montei meu próprio negócio.
Sérgio Giacomini, empresário.
–
A Giamac Office foi fundada em 1996, mas teve sua grande virada em 2013, quando Giacomini decidiu reposicionar a empresa, renunciando a venda e manutenção de equipamentos de informática. Devido à alta perda da receita, foi preciso reduzir a estrutura e os custos da empresa. “Desde então, especializei-me no fornecimento de mobiliário corporativo, oferecendo soluções para empresas de todos os portes. O olhar para o mercado foi fundamental para encarar essa nova fase.”
Com um norte estabelecido, a Giamac Office começou a consolidar parcerias com grandes fabricantes, enfatizando seu compromisso com produtos de qualidade e sustentáveis. A empresa executa projetos de pequeno, médio e grande porte com produtos funcionais, ergonômicos e sofisticados, resultando num design moderno e harmonioso. “Alguns dos fornecedores nacionais mantemos desde o início das atividades da empresa. Uma parceria que se fortalece a cada dia”, relata, orgulhoso.
O comerciante enfatiza a proximidade com o Sebrae, que o acompanha em sua jornada empreendedora e, segundo ele, foi decisivo no movimento de recalcular a rota do seu negócio. “Os cursos e as consultorias do Sebrae proporcionam networking valioso e a expansão do nosso conhecimento. As capacitações em gestão financeira, qualificação da equipe e a implantação do e-commerce expandiram meu horizonte, que antes era repleto de incertezas”, revela Giacomini.
De Passo Fundo para o mundo
A história de sucesso da Giamac Office é uma prova de que, com determinação, visão estratégica e resiliência, é possível superar desafios e prosperar. A empresa segue com a inovação no radar e o olhar cuidadoso para planejamento e gestão. “O compromisso de longo prazo demonstra a intenção de manter a empresa saudável nas próximas décadas, consolidando nossa marca no mundo dos negócios”, explica. Marca que se preocupa com a preservação ambiental e é parceira de indústrias responsáveis com processos de fabricação que não agridem o meio ambiente.
Giacomini considera a exportação o próximo passo estratégico, elevando as vendas e a presença global da Giamac Office. “As missões empresariais oferecidas pelo Sebrae deram o impulso para sonharmos mais alto”, reconhece. O executivo se prepara para multiplicar o legado empreendedor em família. “Estamos no processo de sucessão da gestão, com o novo sócio e filho, João Otávio Giacomini (27), para que a nossa história siga forte por muitos e muitos anos”, detalha o executivo.
Além dos aprendizados do pai, João Otávio assumiu como sócio-administrador da Giamac Office com o pé direito. A convite do Sebrae, participou, em abril deste ano, da 61ª edição Salão do Móvel de Milão, maior evento do segmento no mundo. “O contato com uma nova cultura ampliou horizontes e trouxe ideias para o negócio. A cultura da qualidade extrema é algo que buscamos e que a partir de agora vai ditar todos os estágios da Giamac Office. Seja qualidade no produto, acabamentos e afins, seja no atendimento ao cliente, montagem e pós-venda”, comenta, entusiasmado.