Portal BEI

Estas 5 palavras podem aumentar suas chances de conseguir ajuda, aponta pesquisa

Fonte: Redação

Especialistas apontam que o primeiro ponto de atenção é perguntar a pessoa certa e enfatizar o que a solicitação gera de vantagem à ela


Estas 5 palavras podem aumentar suas chances de conseguir ajuda, aponta pesquisa
Estas 5 palavras podem aumentar suas chances de conseguir ajuda, aponta pesquisa — Foto: PEGN

Realizar uma boa venda, firmar uma parceria ou até mesmo fechar um contrato com um fornecedor exige conversa e fazer com que a pessoa diga ‘sim’. Este é um grande desafio. Mas há um truque simples para contornar o problema: acrescentar cinco palavras ao seu discurso.

Segundo o Inc., um estudo publicado pela Organizational Behavior and Human Decision Processes as chances de persuadir uma pessoa a te ajudar aumentam ao usar um conjunto específico de palavras.

Especialistas dizem que o primeiro ponto de atenção é enfatizar o que a solicitação gera de vantagem a ela.

As cinco palavras

O estudo foi escrito partindo de uma ideia simples: em muitos casos, a ajuda necessária não vem de pessoas conhecidas há algum tempo. Ao contrário, quem acaba ajudando são os amigos dos amigos.

O levantamento leva em consideração que amigos próximos tenham o mesmo nível de conhecimento e de acessos a espaços e serviços. Conexões mais distantes têm maior chance de saber coisas novas e úteis. O ponto a ser ultrapassado é a vergonha ou medo de pedir referências por parecer inconveniente ou agressivo.

E aqui entram as cinco palavras mágicas: “ou alguém que você conhece”.

Se você está encurralado em uma negociação, por exemplo, ao invés de pedir “Você poderia me ajudar com essa questão?”, diga “Você ou alguém que você conhece poderia ajudar com isso?”.

Quem pede ajuda teme por irritar ou incomodar as pessoas. Ao fazer o pedido de forma mais ampla há um estímulo para o interlocutor encaminhar a demanda a outro que saiba mais ou que tenha mais acessos e contatos, o que elimina qualquer constrangimento.

Mais recente Próxima Regra dos 2 minutos ajuda a construir hábitos produtivos no longo prazo; veja como

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest
Telegram
+ Relacionadas
Últimas

Newsletter

Fique por dentro das últimas notícias do mundo dos negócios!