Uma ação simples se mostrou capaz de reduzir a frequência cardíaca e a pressão arterial de indivíduos

A água tem o poder de tranquilizar uma pessoa rapidamente — e nem precisa ser ingerida para isso. É o que sugere um estudo da Universidade da Califórnia, publicado no Journal of Environmental Psychology. Os resultados mostraram que olhar para a água reduziu a frequência cardíaca e a pressão arterial dos participantes, deixando-os mais relaxados.
Entre as ações com esse potencial de relaxamento, segundo o estudo, estão olhar para um lago ou para uma piscina. Visualizar uma imagem de água também pode fazer uma pessoa se sentir mais calma.
A pesquisa foi feita com nadadores regulares e pessoas comuns, que usaram pulseiras para medir a frequência cardíaca e a pressão arterial enquanto observavam água por 1 minuto e 40 segundos. Em ambos os casos, os participantes relataram níveis mais elevados de relaxamento.
Os efeitos foram diminuídos quando os participantes olharam para a água turva. Segundo os pesquisadores, a evolução humana tem um papel no resultado. Ao longo da história, os humanos construíram suas casas perto de uma fonte de água — já que o item é fundamental para a sobrevivência.
“O sucesso de encontrar água potável diariamente para regular o equilíbrio térmico e prevenir a desidratação desempenhou um papel substancial na formação da evolução dos hominídeos para uma maior eficiência energética na mobilidade”, escrevem os investigadores. Com isso, faria sentido ter uma sensação de calma e segurança — especialmente se a água parece limpa.