Brian Niccol convenceu o conselho da empresa a torná-lo o próximo CEO do negócio a partir da confiança transmitida na frase, além de ações que respaldaram a afirmação
Em um período de crise nas vendas, os principais gestores do Starbucks começaram a buscar um novo líder para a companhia. O executivo Brian Niccol conquistou a atenção do conselho de administração da empresa com uma frase: “Eu sei o que fazer”.
A afirmação pode parecer simples, mas a autoconfiança e a inteligência emocional por trás da asserção ajudaram Niccol a obter uma indicação para o cargo de CEO da empresa. De acordo com a Inc., as primeiras conversas com o empresário ocorreram a partir de julho deste ano, quando a presidente da companhia, Mellody Hobson, procurava grandes nomes da indústria.
Brian Niccol, que até agosto de 2024 atuava como CEO da rede de comida mexicana Chipotle, conversou com Hobson por telefone. “Eu sei o que fazer. Este é um obstáculo na história desta empresa. Não é algo que eu tenho medo de enfrentar”, disse Niccol, de acordo com relato de Hobson. Respaldada por ações conhecidas do empresário, a frase foi capaz de gerar a indicação de Niccol para o cargo.
O então líder da Chipotle comandou uma virada de chave importante para a empresa, que viu as vendas dobrarem no primeiro ano de Niccol como CEO e o preço das ações subir significativamente nos seis anos seguintes. Antes disso, o empresário teve sucesso na Pizza Hut e no Taco Bell.
“O que vimos com Brian foi alguém que honestamente já passou por isso, já fez isso”, disse Hobson. “Por todos os tipos de ambientes de mercado, todos os tipos de ciclos.” O empresário deve assumir oficialmente o posto de CEO a partir do dia 9 de setembro.