Estudos indicam que a previsibilidade nas ações de líderes e colegas de trabalho cria um ambiente de confiança e segurança
A certeza pode ter um impacto significativo na vida das pessoas. A incerteza, por outro lado, pode gerar ansiedade, medo e desconforto. Em um artigo publicado na revista Inc., o especialista Jeff Haden explica que a certeza, mesmo que envolva dor, é mais fácil de lidar e essa lição pode ser aplicada tanto na vida pessoal, quanto profissional.
Em empresas, a previsibilidade nas ações de líderes e colegas de trabalho cria um ambiente de confiança e segurança. O especialista afirma que quando as pessoas sabem como seus chefes irão reagir, elas se sentem bem para tomar decisões e ficam mais engajadas. “Esse tipo de certeza facilita a colaboração e melhora o bem-estar geral da equipe”, diz.
Entretando a falta de consistência pode gerar um estresse considerável. Haden destaca que um líder previsível, mesmo que nem sempre seja justo, tende a ser mais eficaz do que um líder imprevisível. Isso ocorre porque a previsibilidade reduz a ansiedade e aumenta a confiança — elementos essenciais para um bom desempenho no trabalho.
Em seu texto, Haden menciona um estudo publicado no Academy of Management Journal, que diz que chefes que às vezes são justos fazem com que seus funcionários sintam mais ansiedade e estresse do que chefes que são sempre injustos.
Segundo o especialista, a certeza nas interações, como saber que um colega ou superior será acessível e terá uma resposta, é mais valorizada pelos funcionários do que a competência isolada, acompanhada de incertezas. Além disso, a consistência nas ações dos chefes e de colegas facilita a colaboração e cria um ambiente mais produtivo e harmonioso.
O autor também afirma que esse princípio pode ser aplicado com as amizades. “Quando se tem certeza de como um amigo irá se comportar, mesmo que seja de uma forma imprevisível ou ambígua, a ansiedade é reduzida. Entretanto a incerteza sobre o comportamento de quem está ao redor pode ser mais desgastante do que a certeza, por mais difícil que ela seja”, diz.