Para tomar melhores decisões, a chave não está em afastar as emoções difíceis, mas sim em equilibrá-las com a lógica

Olhar uma situação difícil sob outro prisma pode ajudar a encontrar soluções de maneira mais fácil. É o que defende o autor e especialista em inteligência emocional Justin Bariso, em um artigo publicado no site da revista Inc. No texto, ele compartilha uma abordagem capaz de ajudar as pessoas a tomarem decisões mais equilibradas.
Bariso, que também é autor do livro EQ Applied, apresenta uma técnica que ele vem testando com seus clientes: uma pergunta de quatro palavras que pode mudar a maneira como você lida com desafios emocionais.
A abordagem tem como objetivo ajudar as pessoas a se retirarem emocionalmente de situações delicadas, permitindo que raciocinem de forma mais lógica e objetiva, utilizando a questão: “Qual conselho você daria?”. Bariso explica que, ao pensar na situação de uma perspectiva externa, a pessoa pode tomar decisões mais sensatas e evitar reações impulsivas motivadas apenas pelas emoções.
O especialista ilustra o conceito com um exemplo de um amigo, que está lidando com a difícil decisão de como compartilhar o progresso de seu negócio pessoal no LinkedIn, sem prejudicar seu relacionamento com o chefe. Ao aplicar o autoquestionamento, o amigo foi capaz de enxergar a situação sob uma nova ótica e, ao final, decidiu agir de maneira a fortalecer a relação com o gestor, ao invés de criar um clima de tensão.
Segundo Bariso, a inteligência emocional não significa afastar completamente as emoções. Ele destaca que essa técnica pode não fornecer uma solução imediata, mas oferece um excelente ponto de partida para explorar alternativas possíveis de chegar a uma decisão mais pertinente. Ele ressalta ainda que, quando usado com mentores ou colegas emocionalmente inteligentes, esse tipo de framework (conhecido como conjunto de técnicas) pode gerar conversas construtivas capazes de levarem a boas ideias para o futuro.
O autor cita no artigo que o amigo o agradeceu e compartilhou que a aplicação da técnica de inteligência emocional o ajudou a descobrir o que ele poderia ampliar e dar mais atenção e o que ignorar.