Portal BEI

Episódio do podcast A Jornada discute momento certo para captar investimento | ASN Nacional – Agência Sebrae de Notícias

Fonte: liviapalmieri

Investidoras Carolina Strobel e Fernanda Caloi falam sobre oportunidades e diversidade no capital de risco

Está no ar o novo episódio da segunda temporada do “A Jornada”, podcast do Sebrae Startups. Yuri Gitahy, founder da LeanVC, recebe Carolina Strobel, sócia fundadora da Antler Brasil, e Fernanda Caloi, diretora de Business Development da Latitud, para uma conversa sobre fundos de venture capital, estágios de maturidade de uma startup e diversidade no mercado de investimentos.

Ao longo do episódio, as convidadas compartilham suas trajetórias, os desafios enfrentados e as lições aprendidas no mundo do empreendedorismo.

Carolina, que é advogada e começou sua carreira no corporativo de um banco, conta como foi migrar para o mundo do venture capital, quando passou a trabalhar no braço de investimentos da Intel Capital. Ao lembrar sua trajetória, ela destaca o amadurecimento do ecossistema brasileiro.

Foi uma grande surpresa ver o mercado brasileiro de venture capital crescer e amadurecer e passar a ter a liquidez necessária para dar mais uma opção de saída para a gente.

Carolina Strobel, sócia fundadora da Antler Brasil

Fernanda vem de uma família tradicionalmente conhecida pelo empreendedorismo industrial, responsável pela famosa marca de bicicletas. Ela conta como isso foi inspiração para desenvolver sua carreira no empreendedorismo e como foi participar da criação do Google for Startups no Brasil.

Foi uma época, entre 2015 e 2016, em que o ecossistema estava desenvolvendo essa ideia de ter hubs e corporates. Ali, eu vesti a cabeça de founder para entender como a gente poderia fazer deste time o mais útil possível para os brasileiros que estavam começando uma empresa.

Fernanda Caloi, diretora de Business Development da Latitud

O episódio também explora os estágios de investimento em que a Antler e a Latitud atuam. Carolina explica que a Antler se posiciona como o primeiro investidor de uma startup, oferecendo um programa de 10 semanas onde os empreendedores podem validar suas ideias, encontrar cofundadores e receber investimento. “A Antler se autodeclara o primeiro investidor de uma startup. A gente chama esse estágio de pré-seed.”

Ela detalha o processo de seleção dos empreendedores, que envolve um scouting ativo e democrático, com o objetivo de promover a diversidade de gênero, raça e background.

Fernanda explica que a Latitud mantém uma comunidade ativa e está em processo de captação de um fundo institucional. A empresa apoia empreendedores desde a fase inicial até a próxima rodada de investimentos, oferecendo uma suíte de produtos para facilitar a jornada empreendedora.

Falando sobre diversidade, as convidadas também refletem sobre a importância do tema. Carolina reforça sobre a necessidade de investir em mulheres fundadoras e investidoras.

É importante a gente não só investir em mulheres fundadoras, em femtechs, mas também formar mulheres empreendedoras e investidoras.

Carolina Strobel, sócia fundadora da Antler Brasil

Fernanda enfatiza a transformação do ecossistema empreendedor e o impacto das mulheres nele e destaca a relevância de promover a inclusão e a diversidade.

Acho que têm problemas que estão sendo resolvidos porque mulheres resolveram ser empreendedoras e porque outras mulheres puderam investir nelas. De dez anos para cá, muitas mulheres entraram nesse mercado e estão fazendo ótimos trabalhos e trazendo outras atrás, investindo em founders mulheres.

Fernanda Caloi, diretora de Business Development da Latitud

As convidadas abordam também o timing para buscar investimento e o processo de seleção em programas de aceleração, oferecendo conselhos práticos para empreendedores iniciantes. Elas enfatizam a importância da flexibilidade, resiliência e autoconhecimento, recomendando que os empreendedores se apaixonem pelo problema a ser resolvido, e não apenas pela solução que criaram.

Você confere esse papo completo nas plataformas Spotify, Apple Podcasts, Amazon Music e na playlist do Sebrae Startups no Youtube.

Sobre
A Jornada é um podcast do Sebrae Startups, plataforma que agrega todas as iniciativas do Sebrae no Brasil para startups, apresentado por Yuri Gitahy. Cada episódio conversa com empreendedores que trilharam caminhos difíceis quanto qualquer startupeiro. Com isso, o podcast busca apoiar e acompanhar founders de startups do MVP à escala com dicas e temas importantes.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest
Telegram
+ Relacionadas
Últimas

Newsletter

Fique por dentro das últimas notícias do mundo dos negócios!