Líder no mercado de moda circular, o Enjoei vem ocupando um espaço cada vez mais relevante no varejo brasileiro. Com uma base de mais de 1 milhão de compradores e vendedores ativos, a empresa se consolidou como a maior plataforma de e-commerce de itens usados do país. O ritmo de crescimento segue uma tendência global. De acordo com a última edição do Relatório de Revenda do marketplace americano ThredUp, o mercado de itens de segunda mão deverá movimentar globalmente um total de U$350 bilhões até 2028.
Para explorar as novas oportunidades reveladas pelo setor, o Enjoei vem apostando na diversificação de canais de venda para consumidores de diferentes perfis e regiões. No centro dessa estratégia, está um ambicioso projeto de expansão para o varejo físico. Baseado no modelo de franquias, o movimento prevê a abertura de 300 novas unidades nos próximos três anos. A estratégia começou a ser implantada no primeiro semestre, tendo como ponto de partida a inauguração de três lojas próprias em São Paulo.
“O hábito de comprar e vender produtos de segunda mão vem crescendo exponencialmente no Brasil e no mundo. O pioneirismo nessa tendência nos deixa em uma posição privilegiada para criar negócios alinhados ao futuro do setor”, afirma Joel Queiroz Junior, COO do Enjoei. “O sucesso das primeiras lojas, com público diverso e bons resultados logo nos primeiros meses, validam o potencial da estratégia”, complementa.
Oportunidade de negócio
Entre os principais diferenciais oferecidos para franqueados, as unidades das lojas físicas do Enjoei se destacam pelas tecnologias de gestão de estoque e precificação — os valores dos produtos são definidos por sistema que usa uma base de dados proprietária construída e refinada ao longo de mais de quinze anos. A proposta também inclui um programa de treinamento completo, que abrange etapas que vão da escolha do ponto de venda aos processos de gestão, logística de estoque e controle de inventário.
A combinação entre capacitação e tecnologia tem como objetivo proporcionar jornadas de compras e vendas simples e intuitivas para lojistas e consumidores finais. Para reforçar esse processo, a triagem e a avaliação das peças são feitas pelas equipes de triadores das unidades.
O pagamento, por sua vez, é realizado na hora, via PIX ou créditos que podem ser usados na própria loja. A experiência é complementada por um projeto arquitetônico inteligente, que reforça os valores da marca e incentiva a circulação de visitantes de maneira natural.
As vantagens competitivas incluem ainda a estrutura de governança e a força da marca Enjoei, atualmente considerada uma das principais referências do setor. “Além de termos conquistado o top of mind da categoria, somos uma companhia de capital aberto, com números públicos e auditados. Isso garante aos franqueados que o modelo de negócios é fiel ao potencial de entrega real da operação”, conclui Queiroz.
Região Sudeste terá as primeiras franquias
Em pouco tempo, os resultados das lojas físicas na capital paulista já estão surpreendendo, com a primeira loja superando mais de 30% do faturamento esperado. De acordo com Queiroz, a terceira loja – inaugurada em agosto na Frei Caneca – abriu com um inventário masculino, que performou tão bem, que foi estendido para as demais unidades. “Hoje, todas as três unidades vendem roupas masculinas e femininas”, destacou o COO.
O próximo passo agora é levar os estabelecimentos para outros pontos e cidades do Estado de São Paulo, além do estado do Rio de Janeiro e Belo Horizonte.
Os projetos das lojas preveem espaços entre 200m² e 300m² e cada local deverá operar com a compra e venda das peças de roupa levadas pelos consumidores. O custo com Capex – despesas de capitais – variam entre R$ 650 mil a R$ 1,0 milhão. De acordo com o Enjoei, estima-se que o faturamento bruto anual possa chegar a R$ 3 milhões, com retorno entre 24 a 30 meses.
Os interessados em abrir uma unidade franqueada do Enjoei podem se candidatar pelo site.
Franquia Enjoei: ficha técnica
• Tamanho: Lojas de rua de 200 a 300 metros quadrados
• Número de funcionários: 8 a 12
• Investimento inicial: de R$ 650 mil a R$ 1 milhão (incluindo projeto de arquitetura; despesas pré-operacionais; gastos com infraestrutura, equipamentos e seguro; enxoval da franquia; obra no ponto de venda, mobiliário e fachada)
• Faturamento bruto estimado mensal: de R$ 200 mil a R$ 350 mil
• Prazo de retorno: de 24 a 30 meses