A Tá no Bolso, startup focada em produtos para o comércio conversacional, em parceria com a Quality Digital, empresa de tecnologia listada na BM&FBOVESPA, estão lançando o Chat-Commerce, ferramenta que visa proporcionar uma jornada de compra completa via WhatsApp, sem que o consumidor precise deixar a plataforma para a realização do pagamento. A novidade foi divulgada com exclusividade a PEGN.
A ideia da tecnologia partiu de uma percepção de Fábio Rito, coCEO e cofundador da Tá no Bolso, que notou que, apesar do uso massivo do WhatsApp como canal de compras, a finalização da jornada sempre ocorria fora do aplicativo, seja para retornar ao site do comércio ou para prosseguir com o pagamento em um link externo ou no aplicativo do banco. “Percebemos a carência de uma ferramenta como essa no mercado e procuramos a Quality Digital, por conta do seu conhecimento de comércio digital, para nos ajudar a desenvolver”, comenta Rito.
Com a projeção de crescimento das transações em comércio conversacional atingindo US$ 135 bilhões até 2027, de acordo com estudo da Juniper Research, a Quality Digital aposta na tendência de expansão desse mercado para oferecer aos lojistas uma solução que visa personalizar e simplificar o processo de compras. Para isso, a ferramenta conta com dois focos de atuação: a recuperação de carrinhos abandonados e a finalização da compra dentro do WhatsApp.
A partir de uma inteligência artificial, o Chat-Commerce entra em contato com o cliente pelo aplicativo de mensagens e relembra os produtos deixados no carrinho, com descrição, foto e condições comerciais. Caso o cliente queira prosseguir com a compra, são confirmados os dados de entrega e apresentados os meios de pagamento disponíveis. No caso da escolha por cartão, por exemplo, a ferramenta levanta uma tela pop-up para a inserção dos dados, mantendo o consumidor no mesmo aplicativo. As empresas afirmam que o pop-up é parte de uma tecnologia disponibilizada pelo WhatsApp, que garante a segurança do ambiente virtual.
Atualmente, a ferramenta, que já está em operação, está integrada à plataforma VTEX, com tempo médio de 30 dias para implantação, e pode ser incorporada em outras plataformas de e-commerce. O custo do serviço varia de acordo com a complexidade da instalação e do volume de clientes que o lojista espera atender.
“Empresas de qualquer porte podem utilizar a ferramenta, que pode ser parametrizada para fazer a relação comercial da forma como a empresa quiser. É possível, por exemplo, dar algum benefício para o cliente para aumentar a probabilidade de conversão”, conclui Julio Britto Junior, CEO da Quality.