Já imaginou como é a instalação de uma porta gigante? A Laguna, empresa paranaense especializada em esquadrias, portas e brises de alto padrão, resolveu mostrar o processo e chamou atenção nas redes sociais. Duas publicações que mostram a peça de 6,2 metros já acumulam 8 milhões de visualizações no TikTok.
Em um dos posts, uma equipe de dez pessoas aparece retirando o item de um caminhão e transportando para a área onde será feita a instalação. O processo envolve não só força física, mas agilidade e cuidado para preservar o produto. Já o vídeo mais recente exibe a porta já instalada na entrada de uma residência. O item foi vendido por R$ 89 mil.
Fundada há 10 anos, a Laguna possui uma fábrica própria de 6 mil metros em Santa Tereza do Oeste (PR), e três showrooms: em Cascavel (PR), Campo Grande (MS) e em Ciudad Del Este, no Paraguai.
Richard Passos, CEO e fundador da Laguna, conta que as portas de grande porte são um dos carros-chefe da empresa. Segundo ele, a fabricação inclui análise minuciosa do espaço e design autoral. A porta que fez sucesso no TikTok pesa cerca de meia tonelada e sua instalação e transporte envolvem uma “operação de guerra”.
“Precisamos fazer manualmente porque é um produto muito delicado, pode estragar as bordas se usarmos uma máquina, por exemplo. Por isso, acabamos sempre fazendo a instalação com muitas pessoas”, afirma.
Quanto à viralização dos conteúdos, a estratégia foi pensada pela equipe de marketing da Laguna. A ideia foi explorar o apelo da peça para impulsionar o perfil recém-criado na rede social. Publicado no dia 4 de junho, o segundo vídeo trouxe quase seis mil seguidores novos para a conta em dois dias.
Antes do investimento no TikTok, a marca apenas focava na criação de conteúdo no Instagram, onde soma 19,8 mil seguidores.
Segundo Passos, a empresa oferece dez linhas de produtos que podem vir em diferentes cores, materiais e tamanhos, chegando a mais de 500 mil opções. “Se falarmos só das portas, são três formas de abertura: correr, girar ou pivô. Cada forma tem até dez folhas, por exemplo. Posso pegar uma porta de dez folhas e correr todas pra um lado, ou abrindo centralmente”, afirma.
Por se tratar de produtos autorais e de alto padrão, Passos afirma que os valores dependem de diversos fatores, entre eles tamanho e material. A empresa também realiza o transporte e a instalação na residência do cliente.
O CEO e fundador ainda destaca o desejo de transformar a marca em referência no setor em todo o país por meio da expansão no sistema de franchising. “O próximo passo é estruturar a nossa operação de franquia de forma sólida”, afirma.