Empreender com seguro de vida atrai cada vez mais investidores

Fonte: Redação

O carioca Guilherme Augusto Braga Silva, 32 anos, começou sua carreira como soldado do Exército. Após um período de estudos, foi aprovado no concurso para a Escola Preparatória de Cadetes do Exército (EsPCEx), em Campinas, e depois se formou em Ciências Militares pela Academia Militar das Agulhas Negras, no Rio de Janeiro. Já como oficial de carreira, morou no Rio Grande do Sul e, posteriormente, em Brasília.

No entanto, há dois anos, ele decidiu dar uma guinada na carreira e tomou a decisão de empreender com seguro de vida. O modelo de negócios, a confiabilidade de uma empresa multinacional e toda a estrutura de suporte e treinamento da seguradora foram fatores decisivos para a transição.

“A estabilidade da carreira militar é atrativa, mas, particularmente, tenho espírito empreendedor e buscava desafios maiores. Encontrei essa combinação ao adquirir uma franquia Prudential e pude enxergar a possibilidade de alcançar meus objetivos pessoais e profissionais, sem comprometer minha segurança financeira”, conta Guilherme.

A mudança de mentalidade para conduzir o próprio negócio foi o principal desafio. De pontos positivos, ele destaca a possibilidade de atuar com autonomia e flexibilidade, além dos ganhos financeiros expressivos e ilimitados, proporcionais a sua dedicação. A atuação com propósito é outro diferencial. “Fazer a diferença na vida dos clientes, quando eles mais precisam, é muito gratificante e recompensador.”

Bruno Novicki, vice-presidente Comercial Regional da Prudential do Brasil, relata que os franqueados da Prudential costumam ter um perfil de muito sucesso antes de empreender com a seguradora. “Em geral são pessoas que estão em sua melhor fase profissional e desejam alçar voos ainda mais altos. Eles fazem a transição a partir das mais diversas áreas — recentemente, tivemos um novo investidor que é cirurgião-dentista, era proprietário de uma clínica e agora vai empreender com seguro de vida.”

De acordo com Novicki, os empresários são atraídos pela possibilidade de atuar em um modelo com forte propósito: apoiar famílias e empresas com uma solução que oferece segurança e proteção financeira. Outros fatores que chamam a atenção são o potencial de alto faturamento das franquias, os reconhecimentos internacionais, a segurança de longo prazo e o desenvolvimento profissional.

Modelo de negócios de sucesso

Com 150 anos de existência e atuação no Brasil há 27 anos, a Prudential vem apresentando um crescimento expressivo em sua rede de franquias: “Temos captado profissionais cada vez mais qualificados para atuar como franqueados Life Planner”, celebra Novicki.

Atualmente, são mais de duas mil corretoras franqueadas. Elas contam com 46 escritórios de suporte distribuídos por todo o Brasil. Podem atuar com clientes de qualquer região e possuem autonomia e flexibilidade para fazer a gestão do seu negócio.

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Cada novo empreendedor recebe total suporte e treinamento da franqueadora, como, por exemplo, orientações sobre como planejar e oferecer soluções baseadas nas necessidades dos clientes, com acompanhamento próximo de franqueados mais experientes para o desenvolvimento dos negócios.

“Existem diversas corretoras franqueadas que superam os R$ 2 milhões de faturamento anual”, afirma. “É um modelo de negócios muito bem-sucedido, testado e aprovado.”

O mercado de franquias do país segue em alta. Em 2024, superou as expectativas da Associação Brasileira de Franchising (ABF) e registrou um crescimento nominal de 13,5%, o que levou ao faturamento de R$ 273 bilhões.

As microfranquias representam 43% do total de unidades e se mostram uma alternativa especialmente atrativa para os novos empreendedores, como avalia Felipe Buranello, diretor de Microfranquias e Novos Formatos da ABF — ele mesmo é empreendedor, premiado como a Franqueadora do Ano de 2024 com a Maria Brasileira, especializada em limpeza.

“As microfranquias são muito importantes não apenas para o setor em si, como para o mundo do empreendedorismo como um todo. Isso porque possuem um teto de investimento relativamente mais baixo. Isso possibilita que mais pessoas possam empreender e em uma faixa de investimento menor”, diz Buranello. “Muitas marcas são associadas à prestação de serviço ou à representação comercial, embora tenhamos representantes em quase todos os segmentos de franchising”, completa.

Para Natan Baril, diretor jurídico da ABF, as franquias que atuam na área de proteção e seguros têm ganhado relevância crescente. “O segmento de serviços e outros negócios, que engloba as franquias de seguros, faturou em 2024 mais de R$ 37 bilhões, um crescimento de cerca de 13% em relação a 2023.”

É um avanço diretamente ligado à maior conscientização da população sobre a importância da proteção patrimonial, pessoal e familiar, além da busca por soluções mais consultivas, personalizadas e tecnológicas nesse setor, diz Baril.

As franquias de seguro ainda são beneficiadas pela chance de atuar com base em uma estrutura mais enxuta, com a possibilidade de atuação em formatos flexíveis, como o home office, e com foco muito forte no relacionamento com o cliente, ele aponta.

“Franquias de seguros não apenas comercializam produtos financeiros. Elas entregam um método validado, com suporte contínuo, marca reconhecida, back-office estruturado e treinamento contínuo”, assegura Baril, que conclui: “É essa estrutura que torna possível ao franqueado operar com eficiência mesmo sem experiência prévia no setor, o que democratiza o acesso ao empreendedorismo qualificado”.

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