Portal BEI

Empreendedores criam startup para democratizar serviços de arquitetura e design de interiores

Fonte: Redação

A Arquiteto de Bolso é uma consultoria 100% online que oferece o serviço de arquitetura e design de interiores. O cliente desenvolve junto com um arquiteto o projeto para o ambiente que deseja transformar. Para isso, basta acessar a plataforma e fornecer dados como uma planta com medidas (pode até ser desenhada à mão) e posição de portas e janelas, entre outros. A partir daí, o atendimento é agendado e na data e horário combinados, o cliente tem um profissional à disposição que fica com ele durante duas horas, em tempo real, trabalhando no projeto.

“Nossa ideia foi criar um produto online, onde o cliente desenvolve um projeto de arquitetura e design de interiores junto com o consultor, à medida que vai dando detalhes do ambiente e de suas preferências. Democratizamos esse serviço, uma vez que as pessoas têm aquele preconceito de que isso custa caro. Muitas nem pesquisam porque acham que não podem pagar”, explica Marcia Monteiro, 44 anos, CEO e cofundadora da Arquiteto de Bolso, ao lado de Daniel Alves, 32, COO.

O negócio começou em 2016, como Upik Decor Trailer, um escritório móvel itinerante, que circulava pela cidade de São Paulo (SP). No ano seguinte, assumiu o nome Arquiteto de Bolso e lançou a plataforma que utiliza tecnologia para viabilizar o contato entre cliente e profissionais de arquitetura e design de interiores.

Por meio dela, o interessado no serviço pode, em duas horas, visualizar plantas 2D, perspectivas 3D ou tours virtuais 360º (dependendo do pacote contratado). No final, recebe uma lista de compras de materiais, mobiliário e serviços especificados pelos profissionais para transformar as dicas em realidade.

A Arquiteto de Bolso cobra R$ 199 por ambiente de até 20 metros quadrados, no pacote básico. Desde o seu lançamento, a startup já ajudou a transformar mais de 70 mil ambientes, em 12 países.

Novidades e lançamentos

Marcia Monteiro conta que a startup lançou novos recursos no primeiro semestre deste ano. Com eles, oferece mais praticidade e agilidade na reforma, ampliando a oferta de meios para encontrar materiais, móveis e serviços indicados pelos profissionais.

Isso foi possível, em boa medida, graças ao investimento de R$ 15 milhões captado com a Headline XP, fundo de venture capital fruto da parceria entre o fundo global Headline e a XP Investimentos, anunciado em março. Os recursos estão sendo empregados no desenvolvimento de novos produtos, em marketing e na ampliação de parcerias.

Outra novidade recente é o AB Match, solução baseada em inteligência artificial generativa que ajuda o cliente a descobrir qual é o estilo dele. “É como um Tinder para ambientes. Ele vai falando o que gosta e o que não gosta. Ao final, a ferramenta aponta o que tem mais a ver com ele”, diz Monteiro. Segundo ela, isso é bem útil, porque a grande maioria não sabe explicar o que mais agrada, e ter essa consciência ajuda a acertar mais nos projetos. Até o fim do ano, a Arquiteto de Bolso vai disponibilizar também uma ferramenta de gestão de orçamentos com ofertas e comparação de preços.

A startup não divulga faturamento, mas Monteiro afirma que a meta para 2024 é dobrar ou triplicar as receitas. “Muitas coisas importantes vêm acontecendo nos últimos meses. Fechamos parcerias importantes, como as com Madeira Madeira, West Wing e Telha Norte. E teve também as 100 Startups to Watch, um prêmio que dá visibilidade e reconhecimento, e que ajuda o mercado a nos olhar com respeito”, conta a CEO.

“Vamos em frente. Pensamos que transformar um ambiente em casa ou no trabalho não é só uma questão de estética, mas tem a ver com saúde e qualidade de vida. Se o espaço não está bom, confortável, a gente não produz. Com a Arquiteto de Bolso mais e mais pessoas têm a chance de mudar para melhor”, resume Monteiro.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest
Telegram
+ Relacionadas
Últimas

Newsletter

Fique por dentro das últimas notícias do mundo dos negócios!