Quando estava prestes a se formar em direito, em 1999, o paulistano Pablo Moya, hoje com 47 anos, foi para a Austrália para vivenciar um intercâmbio cultural. Lá, fez um curso de bartender e começou a trabalhar em casas noturnas. Atualmente, ao lado de Diego Dillon, 43 anos, comanda a NIB Bebidas e o Frigobar – The Original Speakeasy, um bar secreto situado na zona oeste da capital paulista, aberto no primeiro semestre. No ano passado, faturaram R$ 4 milhões com a marca de drinks. A perspectiva é atingir R$ 18 milhões em 2024.
Moya e Dillon se conheceram em 2002 e juntos fundaram a extinta Flair Brasil, uma escola de bar e coquetelaria, na cidade de São Paulo. A instituição promovia eventos e campeonatos de bartenders. Em 2011, Moya e Dillon deram um passo definitivo no empreendedorismo ao fundar o NOH Bar. Quatro anos depois, decidiram abrir um segundo bar, o Frigobar – The Original Speakeasy, no mesmo prédio do primeiro estabelecimento, no Jardim Paulista. No entanto, em 2018, ambos os negócios foram forçados a fechar devido à demolição do edifício.
A NIB Bebidas foi criada naquele ano, com a missão de ofertar drinks autorais prontos para beber, feitos com ervas, frutas e especiarias de origem brasileira. A marca atua tanto no B2C, via e-commerce, quanto no B2B, em restaurantes, bares, baladas, mercados e empórios em São Paulo e Minas Gerais, e nos estados da região Sul. O empreendedor conta que, nos dois primeiros anos da empresa, foram investidos R$ 250 mil.
“Depois de trabalhar mais de 20 anos para a indústria de bebidas e ter nossos bares, foi uma consequência termos nossos produtos. Tínhamos muito claro o que queríamos fazer, com inovações para trazer soluções e experiências tanto para clientes como estabelecimentos”, diz Moya. Hoje, o negócio também conta com os sócios Michael Rodrigues, Carlos Ribeiro e Terlange Souza. As produções são feitas em uma fábrica no município de Pirassununga, interior de SP.
“Para se reinventar ao longo de mais de duas décadas no mesmo setor, tanto na produção de bebidas quanto na comercialização dos drinks, é preciso que o empreendedor saiba fazer uma boa gestão de negócios. É bom saber se adaptar às mudanças, se atualizar e pesquisar as movimentações do mercado, notando o que reverbera em países estrangeiros, e como isso pode ser utilizado no Brasil”, ensina Moya.
No primeiro semestre de 2024, Moya e Dillon decidiram reinaugurar o Frigobar – The Original Speakeasy, com o apoio dos empresários Carlos e Cesinha Ferreira. O negócio retoma no mesmo formato, com uma estética que relembra a época em que bebidas alcóolicas eram proibidas nos EUA, nos anos 1920. O bar fica escondido em um restaurante em Perdizes, bairro da zona oeste da capital paulista, e só quem faz a reserva recebe o endereço completo.
O espaço é seleto e recebe apenas 40 clientes por noite, em duas sessões. Uma, das 18h30 às 21h30, e outra, das 22h às 1h. A reserva custa R$ 100 por pessoa, sendo R$ 80 convertidos em consumação. Além das bebidas, o Frigobar também oferece uma experiência musical, com jazz e blues.
Para Moya, tanto a NIB Bebidas quanto o Frigobar, tem o propósito de fazer mais pessoas se encantarem pelo universo da coquetelaria. “Queremos proporcionar drinks práticos, que mais pessoas possam gostar da área e se aventurar nela. Seja profissionalmente ou como um hobby.”