Portal BEI

Empreenda Mais Ind: Sebrae/MT e Fiemt criam programa para transformação sustentável das pequenas indústrias | ASN Nacional – Agência Sebrae de Notícias

Fonte: liviapalmieri

A parceria prevê ampliar a produtividade e competitividade das micro e pequenas indústrias no mercado nacional e internacional, até dezembro de 2025

Para promover a transformação sustentável das micro e pequenas indústrias de Mato Grosso, o Sistema da Federação das Indústrias de Mato Grosso (Fiemt) e o Sebrae no Mato Grosso uniram suas missões e visões de futuro para a construção do maior programa de desenvolvimento dos pequenos negócios do setor no estado, o ‘Empreenda Mais Ind’. A consolidação dessa parceria ocorreu na manhã desta sexta-feira (24), no Senai, com a presença dos presidentes das duas entidades.

A parceria prevê, que até dezembro de 2025, as pequenas indústrias do Mato Grosso ampliem suas produtividades e alcancem mais competitividade no mercado nacional e internacional. A atuação colaborativa entre o Sebrae no MT e o Sistema Fiemt também promoverá o fortalecimento dos sindicatos, entidades que organiza e representa os interesses de cada atividade.

O Empreenda Mais Ind é um programa que nasce como fruto da parceria entre o Sebrae e a Fiemt para aumentar a competitividade e produtividade das micro e pequenas indústrias de Mato Grosso, oferecendo encontros empresariais, consultorias, missões técnicas, internacionalização, aprimoramento de gestão, acesso a crédito e fortalecimento do dos sindicatos vinculados à Fiemt

Silvio Cezar Pereira Rangel, presidente da Fiemt

Durante a assinatura do termo de cooperação, o presidente do Sebrae Nacional, Décio Lima, destacou o protagonismo da pequena indústria para o desenvolvimento do país.

Presidente do Sebrae Nacional, Décio Lima, participa do evento para assinatura do termo de cooperação. Foto: assessoria de imprensa do Sebrae/MT

O Sebrae está onde deveria estar, primeiro como instituição parceira e também por representar esta capilaridade extraordinária, incomparável da micro e pequena empresa no estado do Mato Grosso, que reúne 96% do protagonismo econômico nesse estado, que é exemplar para o nosso país. Com a assinatura deste termo, que vai tratar, sobretudo, da neoindustrialização, que é um processo revolucionário do mercado. O momento econômico no país mostra crescimento, tínhamos a previsão do PIB de 0,9 % e fechou em quase 3,0%, além de todos os outros avanços. O Brasil tem que recuperar e Mato Grosso está dando exemplo dos processos de industrialização. A minha presença no Mato Grosso é para aplausos.

Décio Lima, presidente do Sebrae Nacional

Atualmente, Mato Grosso possui 15,5 mil indústrias, sendo que 96% são classificadas como empresas menores, sendo 80% micro e 16% pequenas indústrias. Os outros 4% são formados por médias e grandes empresas. Os dados são da base de dados Observatório da Indústria do Sistema Fiemt.

A diretora Superintendente do Sebrae no MT, Lélia Brun, explica que a construção ‘Empreenda Mais Ind’ surgiu da convergência dos propósitos, missão e visão de futuro do Sebrae no estado e do Sistema Fiemt para ampliar o desenvolvimento dos pequenos negócios do setor industrial.

Esta união nos permitiu consolidar uma verdadeira transformação nas pequenas indústrias e ainda promover a sustentabilidade dentro destes negócios. O nosso objetivo é que, por meio dessa atuação colaborativa, aumentemos a produtividade desses pequenos negócios dentro e fora do nosso território.

Lélia Brun, diretora Superintendente do Sebrae no MT

Investimentos

O programa ‘Empreenda Mais Ind’ destinará R$ 12,7 milhões em quatro grandes frentes de atuação, que são consultorias, cursos e palestras; missões nacionais e internacionais; eventos e capacitações por meio de parcerias. O valor irá beneficiar mais de 1,1 mil pequenas indústrias, que atuam nos 17 segmentos, em mato-grossense.

Para participar do programa os empreendimentos devem atender aos requisitos previstos em edital de seleção, que estará disponível a partir do dia 5 de junho deste ano, nos portais do Sebrae no MT e Fiemt.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest
Telegram
+ Relacionadas
Últimas

Newsletter

Fique por dentro das últimas notícias do mundo dos negócios!