André Maranhão (25) e Guilherme Bastos (27), sócios-fundadores da Ray Consulting , representam a nova geração de empreendedores nordestinos que transformam desafios em oportunidades, promovendo uma cultura data-driven desde 2020. Ex-alunos da Universidade Federal de Pernambuco e com experiência no Movimento Empresa Júnior, iniciaram a empresa com um propósito claro: democratizar o acesso à inteligência de mercado e auxiliar empreendedores na tomada de decisões estratégicas, baseadas em dados.
Desde o início, a Ray Consulting se destacou como uma das pioneiras no Nordeste ao comercializar serviços de pesquisa, análise de mercado e perfil de público, utilizando a metodologia de data mining. Em um cenário onde a coleta e interpretação de dados ainda eram pouco exploradas na região, André e Guilherme identificaram uma lacuna significativa, especialmente entre pequenos e médios empresários que buscavam uma base sólida de dados para guiar suas decisões.
Sem aportes externos e com um modelo de autofinanciamento e autossustentabilidade, a Ray Consulting cresceu e consolidou-se no mercado, realizando mais de 500 projetos e auxiliando empresas a se posicionarem de forma estratégica e fundamentada. Esse crescimento independente reflete a resiliência dos fundadores e sua visão de futuro, alinhada a um compromisso com o desenvolvimento local e o fortalecimento do ecossistema empreendedor.
Hoje, também oferecem soluções em business intelligence, monitoramento de público e geolocalização, sempre com foco em inovação, personalização e acessibilidade para PMEs. O impacto positivo de suas soluções já beneficiou clientes de renome, como Prudential Brasil, Grupo Moura, Grupo MAG, SENAC, MV Sistemas e SEBRAE. Com faturamento já na casa dos R$ 5 milhões, a Ray Consulting consolida-se como um player relevante no setor.
Depoimentos de clientes reforçam a confiança no trabalho da Ray Consulting, como o de Stephany Maia, Gerente de Inteligência Comercial e de Mercado da MV Sistemas, uma das maiores Health Techs da América Latina:
Funcionou bem para a MV como uma ampliação da área de mercado. No início, quando começamos a trabalhar, achei que seriam mais projetos pontuais, como mapeamentos de mercado. Porém, a forma com que a Ray nos entrega, com uma velocidade, qualidade e uma dinâmica de reuniões semanais constantes, fez toda a diferença. Hoje, enxergo a Ray como uma extensão da área de Inteligência Comercial e de Mercado da MV..
Desde sua fundação, a Ray Consulting evoluiu de uma ideia visionária para uma empresa referência regional em inteligência de mercado. Com um time multidisciplinar composto por especialistas em negócios, tecnologia, engenharia e outras áreas, a empresa promove uma forte cultura de resultados.
Para 2025, a empresa planeja voos ainda maiores, incluindo o incremento de novas soluções, expansão do seu time e uma forte presença em projetos no exterior, especialmente nos EUA e na Europa. Segundo André Maranhão, vivemos na era da informação, tomar decisões com base em dados não é mais um diferencial, hoje é fundamental em qualquer lugar. Estamos investindo em novas metodologias, tecnologias e no nosso próprio time, queremos tornar nossas soluções ainda mais presentes no mercado, sabemos que pode ser um grande divisor de águas na gestão. Estamos apenas no começo..
Guilherme Bastos, atual CEO, finaliza trazendo uma visão otimista, em especial, para o próximo ano: Acredito que o cenário de 2025 favorece decisões mais analíticas. Mais do que nunca, realizar pesquisas mercadológicas e de público poderá posicionar as organizações em destaque perante seus concorrentes. Será um ano para aprofundar o entendimento sobre público e mercado, evoluindo aspectos fundamentais como a experiência do cliente e sua jornada..