Caroline Ramalho, 39 anos, farmacêutica industrial, deixou um cargo na Força Aérea Brasileira para realizar o sonho de empreender. Inspirada pela própria dificuldade de ministrar medicamentos para seu cachorro, ela criou a Tudodvet, uma farmácia de manipulação para animais que aposta em diferentes soluções para facilitar a ingestão de remédios e suplementos.
Para tirar a ideia do papel, ela se juntou ao marido, André Madureira, 50 anos, engenheiro com experiência em gestão técnica e administrativa, e uma amiga de faculdade, Danielle Barcelos, 43. Com um investimento inicial de cerca de R$ 280 mil, dividido entre os sócios, eles fundaram a empresa em 2014 com uma loja em São Gonçalo (RJ).
Apesar da vontade de administrar o próprio negócio, a falta de experiência dos empreendedores exigiu adaptações na gestão para garantir a sobrevivência da empresa. O primeiro desafio veio antes mesmo da inauguração da farmácia, quando a operação passou oito meses suspensa.
“Passamos todo esse tempo aguardando a liberação da fiscalização de órgãos reguladores para podermos operar. Ainda não tínhamos conhecimento sobre o processo e toda a burocracia desandou nosso planejamento financeiro, já que não estávamos ganhando e ainda tínhamos despesas com contas de aluguel e luz do espaço”, diz Ramalho.
Mesmo após a inauguração, a clientela demorou a se consolidar. Sem capital de giro, o casal vendeu a própria casa para injetar recursos na empresa. “Os dois primeiros anos foram muito difíceis, tínhamos concorrentes consolidados e dificuldade para nos diferenciarmos”, afirma Ramalho.
Para a farmacêutica, o negócio começou a decolar quando ela e os sócios decidiram entrar em um programa de aceleração para buscar ajuda especializada, em 2017. De acordo com a empreendedora, a Tudodvet mudou a identidade visual, passou a apostar em embalagens mais coloridas, personalizadas para cada espécie de animal, investiu em um atendimento mais rápido para os consumidores e mudou o posicionamento do negócio, com foco para a chamada medicina preventiva.
“Além de nos diferenciarmos das farmácias de manipulação tradicional, trouxemos mais leveza para a percepção do consumidor em relação ao negócio. Com isso, mais clientes começaram a chegar e a buscar por tratamentos a longo prazo, como suplementos”, comenta Ramalho. Como resultado, em 2019, ano em que as mudanças já estavam consolidadas, a empresa registrou um crescimento de 71% em relação ao ano anterior.
Atualmente, os produtos mais procurados da marca incluem biscoitos funcionais com formulação própria, gomas mastigáveis, xaropes saborizados, cápsulas miniaturizadas, pastas orais e soluções líquidas, além de cosméticos com nanotecnologia, como shampoos e espumas de banho para tratamentos dermatológicos.
Expansão com franquias
Em 2022, os empreendedores inauguraram uma nova unidade própria, em Niterói (RJ). Instalada em um ponto comercial então ocupado por uma marca concorrente, a empresa afirma que o faturamento do local triplicou em seis meses com a troca de bandeira.
Com o negócio estruturado e lucrativo, eles decidiram entrar no franchising ainda em 2022. Para isso, Os sócios contrataram uma empresa para a formatação para franquias, processo que levou cerca de um ano. Com o objetivo de crescer em espiral, a marca inaugurou a primeira unidade franqueada em 2023, no Rio de Janeiro (RJ). Em 2024, outras duas unidades foram inauguradas em terras fluminenses.
“Depois que abrimos a terceira unidade franqueada, decidimos pausar a comercialização para acompanhar de perto essas operações e garantir o desempenho que estávamos projetando”, diz Ramalho. Este ano, a empresa retomou os planos de expansão. Com mais uma loja já comercializada na capital do Rio de Janeiro, a expectativa é chegar a 15 unidades ainda neste ano, divididas sobretudo entre os estados do Rio e São Paulo.
De acordo com Ramalho, com a expertise acumulada ao longo dos anos, as lojas levam cerca de três meses para serem inauguradas após a assinatura dos contratos. “Hoje temos todos os documentos padronizados e sabemos exatamente o que os órgãos reguladores exigem, então não temos mais problemas como a demora da primeira operação”, afirma. O investimento inicial para as franquias é de R$ 400 mil (incluso capital de giro e taxa de franquia), com um prazo de retorno de 12 a 24 meses.
Depois de faturar R$ 5 milhões em 2024, a expectativa para este ano é crescer até 30% em faturamento com as novas operações.