A Nina funciona pelo WhatsApp e está integrada a aplicativos de empresas privadas e de órgãos públicos

O Carnaval chegou! É hora de cair na folia, mas curtir com respeito. Pensando em proteger mulheres, a empreendedora Simony César criou a Nina, uma ferramenta que facilita a denúncia de casos de assédio e importunação sexual. A tecnologia será utilizada neste ano no Carnaval de Salvador (BA).
As mulheres podem denunciar os casos chamando o contato da Nina pelo WhatsApp. A ferramenta funciona como chatbot e consegue rastrear a localização da pessoa enquanto faz perguntas sobre a situação. As informações alimentam um painel de controle. A Nina está integrada a aplicativos de empresas privadas e de órgãos públicos.
“Nosso sistema tem um protocolo interno em que a autoridade de segurança consegue fazer a busca por imagens e até prender o agressor em flagrante”, afirmou a diretora-executiva da startup em entrevista ao programa Pequenas Empresas & Grandes Negócios, exibido todo sábado, às 7h50, pela Rede Globo.
Startups:
Os dados obtidos nas conversas ajudam a mapear onde há maior ocorrência de casos, o que auxilia no planejamento de ações de prevenção. A primeira experiência em Salvador aconteceu no Festival da Virada, em dezembro de 2024.
Com o sucesso da parceria, a Nina estará presente também no Carnaval. “É um sonho extremamente desafiador em inúmeros sentidos pela grandiosidade da festa. Dá para se divertir com respeito e nossa empresa está aí para colaborar para a festa ser tão grandiosa quanto segura”, declarou Simony.
Diversão com respeito: empreendedora cria app para denúncias de assédio no carnaval