A Dudalina, tradicionalmente conhecida por suas camisas de alfaiataria, está implementando uma série de estratégias para ampliar sua presença no mercado brasileiro. A marca vem investindo nas frentes de franquias, tecnologias e novas linhas de produtos, que incluem camisas ‘mais baratas’ e óculos de sol e de grau. A companhia fechou o quarto trimestre de 2024 com um faturamento de R$ 63,4 milhões, um aumento de 12,6% em relação ao ano anterior.
A linha de óculos, uma novidade no portfólio da marca sexagenária, é composta por 179 itens, com preços entre R$ 600 e R$ 900. O mix inclui 60 modelos, com opções em acetato, metal e titânio, com variações em até duas ou três cores. A produção é terceirizada pela fábrica da Avodah.
O projeto tem sido testado nos últimos quatro meses em óticas parceiras multimarcas. Agora, a partir de 13 de março, oito modelos da coleção de óculos de sol estarão disponíveis em 20 lojas da Dudalina, sendo 16 próprias, no e-commerce e no aplicativo. Os demais modelos, tanto de óculos de sol quanto de grau, podem ser encontrados em 500 óticas multimarca, que vão operar sob um modelo de licenciamento.
“Queremos reforçar a imagem da Dudalina. Estaremos em outras vitrines, conversando com o cliente. Estamos pensando também em parcerias para a produção de malas e itens de bem-estar”, conta Renata Viacava, diretora de marca da Dudalina.
A empresa já tem um portfólio com acessórios como cintos, underwear e gravatas. De acordo com Viacava, a linha de óculos veio para completar a experiência de compra do cliente, “oferecendo uma solução completa para o guarda-roupa”.
Marca passou por reestruturação e volta a crescer com franquias
Nos últimos anos, a Dudalina passou por uma reestruturação, após ser adquirida pela Veste (ex-Restoque) em 2014. A marca, que já teve 97 lojas em 2016, sendo 17 franquias, hoje conta com 49 unidades — 39 próprias e 10 franquias.
Agora, o plano é inverter esse quadro e passar a apostar mais no franchising daqui para frente. A empresa pretende abrir 12 novas franquias em 2025, apenas uma própria, e alcançar um total de 90 lojas até 2026, ficando com 40 próprias e 50 franqueadas.
Para atingir essa meta, a marca está investindo em tecnologia para facilitar a gestão das franquias como a omnicanalidade que faz integração entre o estoque físico e o online. Além disso, ainda no primeiro semestre, irá lançar um aplicativo chamado Live Retail que permitirá que os franqueados acompanhem em tempo real as vendas e o desempenho de suas lojas.
A companhia também está apostando em um novo conceito arquitetônico para suas lojas, com um design mais clean e moderno e em tons de bege. A aplicação do novo design demandou um investimento de R$ 18 milhões em 16 lojas próprias entre 2022 e 2024 — seis franquias já estão com a nova roupagem.

De acordo com Viacava, a Dudalina está buscando criar ambientes que favoreçam o contato dos clientes com as peças. Como resultado, a rede teve um aumento de 14% no tíquete médio e cresceu 4,5% em 2024 em same store sales. A meta esse ano é chegar a 10%.
“Não queremos ser vendedores de franquias. Queremos abrir lojas que permaneçam abertas, que vendam bastante e que levem uma experiência para o cliente”, afirma a executiva.
A marca quer focar em 2025 nas principais capitais e em cidades com mais de 90 mil habitantes. Hoje, a Dudalina está presente no Norte com 4% das lojas, Nordeste 18%, Sul 24%, Sudeste 41% e Centro-Oeste 12%.
A Dudalina oferece um modelo de franquia com uma loja de 60 metros quadrados e um investimento inicial de R$ 600 mil. A projeção de lucratividade para os franqueados fica em torno de 12% a 16%, com um payback de 30 meses.
Franquias:
Camisas mais baratas para aumentar tíquete médio
Na outra ponta, em busca da diversificação da sua base de clientes, a empresa está investindo em uma estratégia de diversificação de produtos e preço — hoje a Dudalina tem um tíquete médio de R$ 700.
A marca aumentou o número de cores e modelos de camisas, além de incluir novas opções de polos em algodão nacional, com preços de entrada a partir de R$ 199. Com isso, a Dudalina afirma que registrou um crescimento de 20% nas vendas no último ano.
“A gente não abre mão da qualidade, mas entendemos que quando aumentamos o sortimento conseguimos captar novos clientes e evitar a liquidação. Queremos manter o valor da nossa marca e abranger um público maior”, destaca Viacava
A Dudalina afirma que segue focada no público A e B, buscando atender às novas demandas do consumidor, que hoje deseja mais conforto, praticidade e tecnologia. A empresa tem adotado tecnologia na produção de camisas que não amassam e são à prova de calor. Além de tecidos com memória, que se adaptam ao corpo do cliente. “As pessoas estão adotando outra postura no trabalho, querendo algo mais casual. O consumidor hoje está buscando conforto e praticidade”, diz a executiva.