Draiven, startup que usa IA para ajudar empresas a decidir mais rápido, capta R$ 750 mil em dois meses de operação

Fonte: Redação

Criada por Carlos Schmiedel, Carlos Pereira e Dhiogo Corrêa, a empresa usa inteligência artificial para transformar dados corporativos em decisões rápidas


Fundadores da Draiven: Carlos Schmiedel, Dhiogo Corrêa e Carlos Pereira
Fundadores da Draiven: Carlos Schmiedel, Dhiogo Corrêa e Carlos Pereira — Foto: Divulgação

Em apenas dois meses de operação, a startup de inteligência artificial Draiven levantou R$ 750 mil em rodada anjo com investidores do ecossistema de inovação. A solução desenvolvida pela empresa conecta-se diretamente a ERPs, bancos de dados e planilhas para gerar insights e respostas em tempo real, facilitando a tomada de decisão nas companhias.

A Draiven foi fundada por Carlos Schmiedel, Carlos Pereira e Dhiogo Corrêa, profissionais com trajetória consolidada em tecnologia e IA. Schmiedel foi fundador da Predify, startup de IA aplicada à precificação, adquirida pela Neogrid em 2024. Pereira foi sócio e CTO da Raccoon, agência full service de marketing digital comprada pela S4 Capital em 2021. Corrêa, por sua vez, participou da criação de uma inteligência artificial para dados bancários não estruturados no país e atua como professor de machine learning.

Segundo os fundadores, a fusão dessas experiências resultou em uma plataforma capaz de transformar dados corporativos em decisões instantâneas. Desde o lançamento, a Draiven já conta com 130 usuários ativos, mais de 80 mil conversas processadas e taxa de alucinação — métrica de geração de informações incorretas — de 0,003%. “Esse aporte é um marco importante para a Draiven, pois nos dá fôlego para acelerar o desenvolvimento da tecnologia e, ao mesmo tempo, validar a confiança que o mercado deposita em nossa visão”, afirma Schmiedel, CEO da startup.

Entre os investidores estão Marco Tulio Kehdi (ex-Raccoon), Leonardo Araújo (ex-Raccoon), Yann Mora (Google) e Antônio Conserva (ex-Beta Learning).

A maior parte do investimento será destinada a marketing e vendas. Em novembro, a empresa segue para Portugal para formalizar operações parceiras no país, e também na Espanha, Reino Unido e Itália. A meta é alcançar 3 mil usuários até o final do ano que vem.

“Estamos no início da jornada, mas com clareza de propósito. Acreditamos que a Draiven pode se tornar uma referência global em inteligência artificial aplicada a negócios e esse primeiro aporte é a prova de que estamos no caminho certo”, afirma o CEO.

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