Dono de uma fortuna estimada em R$ 1,6 bilhão, em 2023, com mais de 30 empresas controladas pelo seu grupo, o empresário Silvio Santos também teve sucesso no mundo dos negócios.
Atuando no segmento de mídia, mercado imobiliário, mercado financeiro e produtos de beleza, entre suas principais empresas, estão o canal de TV aberta SBT (Sistema Brasileiro de Televisão) e a varejista de cosméticos Jequiti. Mas em 2010, Silvio Santos teve um dos seus maiores reveses no mundo dos negócios.
O Banco Central descobriu no Banco Panamericano, que era do grupo, um rombo bilionário por fraudes entre 2006 e 2010. As fraudes aconteciam na venda da carteira de créditos para outras instituições financeiras. O banco vendia os créditos, mas mantinha os valores no balanço para maquiar seu resultados.
Essas fraudes, cometidas por funcionários do alto escalão, deixaram um rombo de R$ 4 bilhões nas contas do banco. Mesmo com auditorias externas examinando as contas do banco, elas não foram descobertas e duraram pelo menos quatro anos.
Morre Silvio Santos:
O banco só não quebrou porque o próprio Grupo Silvio Santos assumiu a responsabilidade no caso e ofereceu seus bens como garantia para obter um empréstimo junto ao Fundo Garantidor de Crédito (FGC), que socorreu a instituição.
O FGC é uma instituição privada que recebe anualmente 0,15% dos depósitos feitos pelos próprios bancos para socorrê-los em caso de problemas. Não houve injeção de dinheiro público no Panamericano eos problemas do Panamericano foram resolvidos. Em 2011, o Panamericano foi vendido ao BTG Pactual.