Portal BEI

Diversidade e boas histórias: concurso conta trajetória de empreendedores que apostaram em plataforma social | ASN Nacional – Agência Sebrae de Notícias

Fonte: andregomes

Competição promovida pelo Sebrae e Tik Tok premiou 300 selecionados dos mais diferentes perfis

Uma empreendedora que tinha o sonho de tornar mais acessível o mundo das ferramentas para as mulheres. O especialista em Recursos Humanos que queria mostrar novas formas de trabalhar a recolocação feminina no mercado de trabalho. A ex-gerente de supermercado e ex-diarista que se especializou em organização e hoje presta atendimento personalizado. Criatividade e boas histórias como essas foram reconhecidas pelo concurso “Tik Tok me Fez Empreender”, promovido pelo Sebrae em parceria com a plataforma e que premiou 300 empreendedores que alavancaram seus negócios por meio da rede social. A diversidade do grupo de vencedores chama a atenção: mais de 22% deles são do Norte e Nordeste, a maioria é formada por pardos (36,3%) e pretos (18%) e as mulheres respondem por mais de 60% dos ganhadores.

Os resultados do concurso superaram nossas expectativas. Nosso desafio era retratar as diversidades do empreendedorismo brasileiro e as muitas oportunidades construídas por quem realmente deseja ter seu próprio negócio. Dentre os ganhadores, tivemos representatividade das 27 unidades federativas, mais de 22% das regiões Norte e Nordeste, alcançamos 10 segmentos de mercado, e mais de 60% são mulheres

Janaína Camilo, analista da unidade de Acesso a Mercados do Sebrae Nacional e gestora da parceria.

O Tik Tok vai premiar os 300 empreendedores selecionados com R$ 5 mil para cada um e o Sebrae oferecerá o acesso a soluções sobre gestão, formalização, finanças, mercado digital e outros temas, além de disponibilizar acompanhamento técnico por 12 meses.

Os vídeos foram classificados em três categorias: com histórias de impacto do TikTok nos negócios; que apresentam produtos ou serviços; e vídeos fora de contexto. Os finalistas foram avaliados nos critérios de originalidade, qualidade e resultado por uma banca formada pelo Tik Tok, Sebrae Nacional e Sebrae SP.

Conheça abaixo três histórias vencedoras do concurso “Tik Tok me Fez Empreender”:

Agiliza Lab
Sete anos de vida em 2024
Mari Pavan é fundadora do Agiliza Lab, empresa que tem o objetivo de aproximar as mulheres do mundo das ferramentas, dos consertos de casa e do “faça você mesma”. O Agiliza trabalha com curso residencial de manutenção para mulheres, curso corporativo para eventos e datas comemorativas e produção de conteúdo.

@agilizalab

Há tanto tempo criando conteúdo aqui, o Agiliza completando sete anos de vida em 2024 e eu nunca me apresentei direito! Pois bem, então hoje vim contar um pouquinho de como o Agiliza Lab atua na vida offline e também no online, onde o TikTok é um dos principais canais 🙂 #TikTokMeFezEmpreender

♬ som original – Mari Pavan

Rapha do RH
Depois de anos trabalhando no mercado de startups, em 2020 o influencer Raphael Rezende resolve empreender no Tik Tok com um perfil abordando assuntos como processo seletivo e recolocação para mulheres no mercado de trabalho. Hoje, sua conta já tem mais de 200 mil seguidores e ele lançou a plataforma “Dona do Emprego”, que ajuda mulheres a se recolocarem no mercado de trabalho.

@raphadorh

Acho que nunca contei a minha história aqui com o Tiktok, né? E como isso impactou de forma positiva no meu negócio… De metido a blogueiro para….? #TikTokMeFezEmpreender #TikTokMeFezEmpreender

♬ som original – Raphael Rezende – Raphael Rezende

brunainacioorganiza
Há 6 anos, Bruna Inácio largou o emprego como gerente de uma franquia de supermercados para ter mais qualidade de vida. Em um primeiro momento, atuou como diarista e, depois de 1 ano, iniciou a capacitação como personal organizer. O próximo passo foi se especializar em acumuladores e pessoas com transtornos emocionais. Hoje, ela trabalha de forma personalizada e defende a organização como um modo de vida para ganhar mais bem-estar e saúde.

@brunainacioorganiza

Como tudo começou! #tiktokmefezempreender #empreendedorismofeminino #empreemdedorismo @TikTok

♬ som original – Bruna Inácio.

Confira abaixo os principais números do concurso.

Dados Gerais:

• 7.491 inscritos;
• 2.050 vídeos habilitados;
• 450 finalistas;
• 300 vencedores;
• 35% deles são microempreendedores individuais (MEI);
• Finalistas de todas as 27 Unidades Federativas;
• Mais de 22% dos vencedores da região Norte/Nordeste;
• Mais de 60% dos finalistas foram mulheres;
• 12,3% dos ganhadores têm site próprio.
• Diversos setores representados: Beleza, Moda, Alimentos e Bebidas, Serviços, Economia Criativa, Saúde e Bem-estar, Turismo e Franquias.

“O Concurso mostrou como o TikTok contribui para divulgar os pequenos negócios, e que o posicionamento no Digital é, sem dúvida, uma potente ferramenta para decolar suas vendas”, enfatiza Janaina Camilo.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest
Telegram
+ Relacionadas
Últimas

Newsletter

Fique por dentro das últimas notícias do mundo dos negócios!