Portal BEI

Desenrola para MEI: veja como participar do programa

Fonte: Redação

Iniciativa que permite renegociar débitos com instituições bancárias começa a funciona nesta segunda-feira (13/5)


A renegociação pelo Desenrola PJ deverá ser feita diretamente com os bancos
A renegociação pelo Desenrola PJ deverá ser feita diretamente com os bancos — Foto: Getty Images

Microempreendedores Individuais (MEI) já podem participar do Desenrola Pequenos Negócios, que entra em vigor nesta segunda-feira (13/5). O programa permite renegociar dívidas bancárias e também atenderá micro e pequenas empresas.

Diferentemente da iniciativa para pessoas físicas, o Desenrola PJ não tem uma plataforma unificada. A renegociação deverá ser feita diretamente com os bancos.

A seguir, saiba como MEIs podem aderir ao Desenrola Pequenos Negócios.

Quais dívidas o MEI pode renegociar?

O Desenrola Pequenos Negócios permitirá renegociar com instituições financeiras não pagas até o dia 23 de janeiro de 2024. Os bancos que aderirem ao programa oferecerão condições e prazos diferenciados aos empreendedores.

Todos os bancos vão aderir ao Desenrola PJ?

Nem todas as instituições vão participar do programa. Caso o MEI tenha dívidas com um banco não participante, a recomendação da Federação Brasileira de Bancos (Febraban) é procurá-lo mesmo assim para conferir as condições ou fazer a portabilidade da dívida para outra instituição.

Quais são as condições oferecidas?

Cada instituição financeira participante será responsável por definir suas políticas e taxas para a negociação. No lançamento do programa, o ministro do Empreendedorismo, Micro Empresa e Empresa de Pequeno Porte (MEMP), Márcio França, estimou que “a média de desconto no valor da dívida é de 40%, com picos de 90% de desconto.”

Como renegociar com meu banco?

O MEI interessado em renegociar dívidas deve procurar a instituição bancária com a qual tem débitos pelos canais oficiais (agências, internet ou aplicativo) para verificar as condições oferecidas. A Febraban recomenda que não sejam aceitar ofertas de renegociação feitas fora das plataformas dos bancos, devido ao risco de golpe.

Mais recente Próxima Desenrola para pequenos negócios começa hoje; veja como participar

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest
Telegram
+ Relacionadas
Últimas

Newsletter

Fique por dentro das últimas notícias do mundo dos negócios!