Portal BEI

Desafio Liga Jovem marca presença em escolas da Zona Norte do Rio | ASN Nacional – Agência Sebrae de Notícias

Fonte: andregomes

Iniciativa apoiada pela Secretaria Municipal de Trabalho e Renda estimula inovação e cooperação entre crianças e adolescentes

Apoio à inovação, com a criação de tecnologias transformadoras e a promoção de um futuro melhor, trazendo novas oportunidades para crianças de regiões vulneráveis da cidade. Esses são alguns dos objetivos do Desafio Liga Jovem, que realizará palestras de divulgação entre os dias 13 e 17/05 em 15 escolas municipais localizadas na área da 6ª Coordenadoria Regional de Ensino, Zona Norte do Rio.

A Prefeitura do Rio, via Secretaria Municipal de Trabalho, apoia o Desafio, e participa na articulação junto à Secretaria Municipal de Educação para levar a iniciativa, capitaneada pelo Sebrae, por meio do Instituto Ideias de Futuro, a escolas públicas de ensino fundamental de alguns dos bairros mais pobres da cidade, como Pavuna, Ricardo de Albuquerque e Coelho Neto. Em 2023, a articulação rendeu frutos: o time da Escola Municipal Daniel Piza, na Pavuna, chegou até às finais da etapa nacional do Desafio, realizada em São Paulo. Na ocasião, os estudantes Vagner Oliveira e Akianny Silva chegaram longe com a ideia de um aplicativo que automatiza a reciclagem de lixo.

Nós apoiamos o Desafio Liga Jovem porque acreditamos no conhecimento como elemento para a superação das desigualdades e da vulnerabilidade social. O estímulo à inovação trará senso de responsabilidade e de cooperação a essa garotada, servindo de aprendizado para o mundo do trabalho que virá mais tarde.

Everton Gomes, secretário municipal de Trabalho e Renda do Rio.

Temos o papel de despertar a curiosidade e facilitar a percepção dos jovens em assuntos que influenciam suas realidades, tudo isso atrelado ao estímulo a competências empreendedoras, que serão demonstradas em seu comportamento, em seu protagonismo. O Desafio Liga Jovem é uma ótima oportunidade de aquisição de conhecimentos, de trabalho em equipe, de mudança de mindset e fomento ao empreendedorismo e à inovação. A educação empreendedora é muito mais do que ensinar sobre negócios, é incentivar que o estudante seja protagonista de sua própria vida e que faça a diferença por meio de sua ação e intervenção.

Antônio Kronemberger, gerente de Educação do Sebrae Rio.

Para esse ano, o objetivo do Desafio Liga Jovem é estimular ainda mais jovens a criarem soluções inovadoras para problemas do seu entorno. São 4 categorias: 8º e 9º ano do Ensino Fundamental; Ensino Médio; Educação Profissional (Técnico) e Educação Superior (Graduação e Tecnólogo). Os alunos dessas categorias devem formar uma equipe de 2 a 5 estudantes, mais 1 professor ou profissional da educação como orientador. As inscrições são 100% gratuitas pelo site: desafioligajovem.com.br até o dia 7 de junho.

Após o período de divulgação nas escolas, começará a competição para valer: estudantes de todo o Brasil competirão em diversas etapas, incluindo a Virada Empreendedora, fases estaduais, regionais até as finais nacionais. Entre os prêmios para os primeiros colocados no Brasil, viagens nacionais e internacionais e equipamentos como notebooks e smartphones.

Com informações da Prefeitura do Rio de Janeiro

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest
Telegram
+ Relacionadas
Últimas

Newsletter

Fique por dentro das últimas notícias do mundo dos negócios!