Portal BEI

Declaração de rendimentos para o MEI em sete dicas | ASN Nacional – Agência Sebrae de Notícias

Fonte: andregomes

Declaração de rendimentos para o MEI em sete dicas

O Sebrae preparou orientações para apoiar o microempreendedor individual na reta final do prazo de entrega do DASN

Por Redação

A Receita Federal prorrogou até 31 de agosto o prazo de entrega da declaração do Imposto de Renda e o pagamento de tributos para os contribuintes de 336 municípios do Rio Grande do Sul afetados pela crise climática. Mas, para os contribuintes dos demais estados a data final continua sendo 31 de maio. Confira abaixo sete informações importantes e que podem facilitar a sua declaração nessa reta final.

  1. A declaração do Imposto de Renda das Pessoas Físicas (IRPF) é obrigatória apenas os Microempreendedores Individuais (MEI) que tiverem recebido, na sua pessoa física, ao longo do ano-base da declaração, rendimentos tributáveis superiores a R$30.639,90.
  2. No entanto, a Declaração Anual do Simples Nacional (DASN-SIMEI) é obrigação e responsabilidade de todos os empreendedores que se enquadram no MEI, mesmo que não tenham tido faturamento no ano de 2023.
  3. A DASN-SIMEI é realizada de maneira simples e rápida no Portal do Empreendedor.
  4. Para entregar essa declaração, o contribuinte precisa informar o CNPJ da empresa e os caracteres alfanuméricos.
  5. E aí deve informar o valor total da receita bruta recebida em 2023; bem como os valores referentes às atividades desenvolvidas de comércio, indústria e os serviços de transporte intermunicipal e interestadual.
  6. Se a declaração não for entregue dentro do prazo, o MEI estará sujeito a multa de 2% por mês de atraso, com um limite de 20% sobre o valor total dos tributos declarados ou, no mínimo, R$ 50.
  7. Além da multa, a inadimplência pode impedir o MEI de acessar benefícios previdenciários, como aposentadoria, auxílio-doença e licença-maternidade, e ter o CNPJ suspenso ou cancelado.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest
Telegram
+ Relacionadas
Últimas

Newsletter

Fique por dentro das últimas notícias do mundo dos negócios!