Para muitos, o Carnaval é um momento de diversão, mas há aqueles que veem como uma oportunidade de negócios. E com razão: de acordo com a estimativa da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), a data pode movimentar R$ 12,03 bilhões em receitas no país, um aumento real de 2,1% em relação ao mesmo período do ano passado. Mas como se destacar entre a concorrência? A criatividade pode ser a resposta.
Antes de definir qual será a estratégia, Ana Vecchi, especialista em expansão de negócios e CEO da Ana Vecchi Business Consulting, sugere que o empreendedor precisa ter um planejamento que leve em consideração o público, o mix de produtos e a divulgação.
“É importante saber comunicar como a marca está trabalhando e isso pode ser feito com depoimento, vídeo ou promoções nas redes sociais. Ele deve agradar e criar o desejo de consumo daquele produto na hora em que o cliente está olhando no celular”, destaca a especialista.
A equipe de vendas também precisa ser um ponto de atenção para o empreendedor, de acordo com Vecchi. A especialista afirma que é essencial que os vendedores saibam o que estão vendendo e como atrair e prender a atenção do consumidor.
“Essas são semanas de altíssimo consumo e a venda sugestiva pode ser um diferencial. O vendedor pode sugerir algo e aproveitar o momento de encantamento do Carnaval. São semanas em que o brasileiro quer ser feliz e isso gera oportunidades”, diz Vecchi.
De olho nisso, algumas redes de franquias estão apostando na data e criando campanhas e produtos exclusivos para o Carnaval. Confira:
Franquias:
Moda
A Lupo está de olho no colorido da folia. A marca retoma as coleções temáticas da data neste ano, após a interrupção ocorrida na pandemia.
A aposta é em uma linha com nove tipos de meias adultas, com tíquete médio de R$ 48,90, e cinco infantis, com preços médios de R$ 31,90. “Nossos produtos compõem fantasias e figurinos e sempre tiveram uma performance de crescimento no Carnaval. Aproveitamos então a oportunidade e pegamos carona no boom e aumento das festas de rua e blocos do país”, conta a marca em nota enviada a PEGN.
A marca não divulga quanto investiu na campanha, mas afirma que está com uma alta expectativa já que “o Carnaval é um período de alta demanda por produtos temáticos”. No ano passado, a Lupo também trouxe meia temáticas para o Halloween.

Já a Lebriju, marca de acessórios de moda, lançou 4 mil novos produtos como tiaras, brincos, tops, saias e bodychains, com tíquete médio de R$ 100. A marca investiu cerca de R$ 70 mil no projeto e de acordo com Beatriz Ramos, executiva de produtos da companhia, o mix foi desenvolvido com o objetivo de que o cliente encontre tudo o que precisa para compor um look completo de Carnaval.
Em 2023, a festividade representou 8% do faturamento no período, e no ano seguinte, com um aumento no mix de produtos, esse percentual subiu para 20%. Agora, com novos produtos, a marca espera ter um crescimento entre 30% e 40% de participação nas vendas do mês de suas 20 unidades.

Beleza
Além das marcas de moda, o nicho de beleza, que vem crescendo cada vez mais no franchising, também está de olho no potencial do Carnaval. Com um investimento de R$ 15 mil, a rede de salões Stylebar trouxe dois pacotes de maquiagem para a campanha da data: make Glam e a make artística com tíquete médio de R$ 300. Além disso, os clientes poderão escolher alguns adereços e acessórios carnavalescos para abrilhantar o visual.
“A data traz um sentimento forte de ‘personalidade’ com as fantasias e as maquiagens. É uma época do ano em que a gente pode ser e fazer o que quiser. Então criamos maquiagens exclusivas com uma pegada de bailes e festas, mas que também serve para os amantes dos blocos”, destaca Gisele Prochaska, CEO do Stylebar.
No ano passado, a marca fez pacotes similares e mudou o uniforme da equipe, para deixar ainda mais festivo. Com o resultado, teve um crescimento de 40% em suas vendas — a expectativa é que neste ano o resultado seja similar.
Todos os serviços estarão disponíveis nas 10 franquias da marca, mas os franqueados também podem criar e apresentar novas ideias para seus clientes.

Outra rede do segmento de beleza que apostará no Carnaval será a marca de esmalteria Unhas Cariocas. A companhia está apostando em dois produtos: iluminador corporal Glow Skin, que custa R$ 39,90, e um pacote especial de alongamento de unhas, com valores que ficam entre R$ 180 e R$ 265. Todos estarão disponíveis nas 98 unidades da marca.
Em 2024, a rede optou por uma campanha de compre e ganhe e como resultado, teve um crescimento de 7% em seu faturamento de fevereiro para março.
Para este ano, a Unhas Cariocas espera ter um aumento significativo em seu volume de atendimentos, especialmente com o alongamento. A companhia não divulga o valor do investimento na campanha, mas afirma que aumentou o montante em 30%. Com isso, espera um crescimento de 20% no faturamento.
“O Carnaval é um momento de celebração, brilho e autoestima em alta. Criar um produto exclusivo que remete ao brilho do Carnaval foi uma forma de atender ao desejo das nossas clientes de se sentirem ainda mais bonitas e confiantes”, destaca Mauricio Cesar, CEO da Unhas Cariocas.

No Norte, marcas de beleza também estão apostando no Carnaval para aumentar o faturamento. É o caso do Studio Hasegawa que hoje conta com nove lojas em Belém (PA).
“Belém tem um Carnaval tradicional, assim, a procura por serviços específicos é grande e é possível ampliar a oferta deles tanto na semana que antecede a data quanto durante o feriado”, diz o CEO Helyezer Hasegawa.
A marca preparou combos de penteados adulto e infantil feminino, com tíquete médio de R$ 300; Nail Design com decoração para Carnaval, com valor médio de R$ 250. Além disso, a companhia criou um pacote de massagem com pedicure para os pés dos foliões cansados, com tíquete que fica entre R$ 160 e R$ 200.
Com as ações, o estúdio espera ter um aumento em vendas em 25%, assim como em 2024.

Alimentação
As marcas de alimentação também têm vez na folia. A proposta da rede de cafeterias Cheirin Bão é oferecer drinks com café, com três produtos limitados em seu cardápio, com valores entre R$ 16,90 e R$ 21.
- Sex on the coffee: um drink que combina cachaça, suco de laranja, maracujá e café expresso.
- Brasileirinha: uma bebida feita com curaçau blue, suco de laranja e cachaça de caipirinha.
- Jabutchaça: feito com chá mate, jabuticaba e cachaça preta.
As bebidas da campanha “Cheirin de Folia” são um relançamento de drinks que fizeram sucesso em cardápios anteriores, mas agora vieram com um “jeitinho de Carnaval”. A marca investiu R$ 200 mil na campanha e a expectativa é de um aumento de 15% nas vendas referente ao grupo de bebidas na rede.
Apesar de ser uma ação global, o franqueado pode optar por não oferecer o produto. No entanto, a marca afirma que somente 5% das 900 unidades decidiram não acrescentar os drinks no cardápio.

Já a Soft Ice Cream também está apostando em um drink com álcool, mas com a refrescância do sorvete. A marca criou o “Shake Your Head”, um drink shake alcoólico que combina sorbet de frutas vermelhas – preparado com morango, mirtilo, amora e framboesa, sem adição de leite –, monin de limão siciliano e uma dose de destilado, que pode ser escolhida entre vodka ou cachaça de jambú. A bebida será comercializada por R$ 26.
A marca afirma que a ideia de criar uma linha exclusiva para o Carnaval foi motivada pelo desejo de oferecer “uma experiência única durante essa época do ano, que é sinônimo de festa”.
“A Soft busca constantemente inovar e adaptar seu cardápio para incorporar elementos sazonais e festivos, proporcionando novidades que alinham a tradição do sorvete com o espírito do Carnaval”, destaca Matheus Krauze, sócio-fundador da marca.
A companhia investiu em torno de R$ 5 mil na campanha e espera atrair não apenas novos clientes, mas também aumentar o engajamento com a base atual de consumidores.
