Sebrae integra ações que apoiam pequenos negócios na internacionalização dos produtos e no ganho de produtividade e competitividade, como o Programa Brasil Mais Produtivo
O Brasil bateu recorde de exportações na soma dos sete primeiros meses do ano. Segundo dados divulgados pela Secretaria de Comércio Exterior do Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (Secex/MDIC), o país fechou julho com cerca de US$ 30,9 bilhões em vendas para o exterior e chegou a US$ 198,2 bilhões no período que compreende de janeiro a julho. Se comparado a 2023, o levantamento mensal é 9,3% superior e 2,4% maior no acumulado.
Quanto ao destino das exportações, os destaques do mês foram União Europeia, China e Estados Unidos, com expansão de 20%, 16,3% e 15,3%, respectivamente. Com o objetivo de aumentar a participação dos pequenos negócios no comércio exterior, o governo brasileiro e o Sebrae têm se empenhado para promover a abertura de novos mercados. A última iniciativa ocorreu no início desta semana, em Santiago, no Chile, quando a comitiva brasileira se reuniu com empresários locais e com o Serviço de Cooperação Técnica (Sercotec), instituição chilena responsável pela promoção das pequenas empresas daquele país.
O Brasil voltou a ser um país que se comunica com o resto do mundo e que promove comércio e parcerias com seus pares. É um momento especial no qual estamos vivendo na economia e inserir os pequenos negócios nessa pauta é extremamente importante pela inclusão que eles permitem. Com uma economia globalizada, eles não podem ficar de fora dessa discussão.
Décio Lima, presidente do Sebrae
Para apoiar o setor no ganho de competitividade para atingir o mercado externo, o Sebrae realiza uma série de ações. Uma delas é o Sebraetec, programa criado há mais de 20 anos e que possibilita o acesso a diferentes certificações que os países exigem para que os produtos estrangeiros cheguem aos seus territórios.
Se a empresa for uma pequena indústria, o Programa Brasil Mais Produtivo também conta com ferramentas para que o negócio possa dar um passo a mais em sua competitividade. No total, foram disponibilizadas 200 mil vagas na plataforma de conteúdos do programa, com foco no aumento da produtividade e na transformação digital.
Somente no primeiro semestre, o Sebrae acompanhou, por meio do Programa Brasil Mais Produtivo, quase 26 mil empresas que receberam consultorias da instituição. Aproximadamente 22 mil foram orientadas pelos Agentes Locais de Inovação (ALI) em relação à produtividade, enquanto 4 mil receberam capacitações sobre transformação digital.