Com o objetivo de retomar a expansão no mercado nacional e acelerar a curva de crescimento do faturamento da rede, o Instituto Embelleze remodelou o modelo de franquias e traçou novas estratégias para crescer em regiões de menor capilaridade do negócio. A partir de um formato denominado “Estrutura 6 em 1”, a expectativa é inaugurar 50 novas unidades e faturar R$ 120 milhões neste ano.
A proposta do novo modelo é trabalhar com seis frentes de faturamento para os franqueados: cursos presenciais, cursos online e híbridos, salão escola, venda de produtos Embelleze, coworking e espaço para eventos e workshops. Neste formato, a empresa estima que os franqueados poderão aumentar os lucros em até 50%.
O aumento da receita das unidades é o foco da gestão de Eduardo Tegeler, CEO do Instituto Embelleze, que assumiu o comando do negócio, em julho de 2024. “Comecei a pensar no que poderia ser feito para tornar a unidade mais rentável para o franqueado. Aumentar as frentes de receita foi o caminho natural”, afirma Tegeler, em sua primeira entrevista como gestor da rede.
Entre as novidades do modelo, o executivo destaca a possibilidade de franqueados monetizarem em períodos ociosos do espaço a partir do aluguel de cadeiras para que alunos e ex-alunos possam atender os próprios clientes. “Para o aluno, é uma forma de ganhar dinheiro e ir montado a carteira de clientes mesmo sem ter um espaço próprio. Para o franqueado, é uma ação com 100% de lucro, já que o espaço já está lá e não seria usado naquela agenda”, comenta.

Para o executivo, outro destaque é a frente de eventos. A partir de agora, a companhia passa a contar com uma área chamada de Circuito da Beleza, na qual a franqueadora estabelece parcerias com profissionais de renome no mercado da beleza e oferece aos franqueados a agenda desses profissionais para que eles possam promover os próprios eventos. O objetivo é pulverizar as ações em diferentes regiões e permitir um tíquete médio mais alto para os franqueados.
O novo modelo será aplicado nos três formatos de franquia oferecidos pela empresa – grande (área mínima de 170 m2), médio (mínimo 120 m2) e pequeno (mínimo 70 m2). O investimento inicial das unidades varia de R$ 99,9 mil a R$ 249,9 mil a depender do tamanho. O prazo de retorno varia entre 18 e 22 meses. Todas as unidades que já estão em operação devem incorporar o novo modelo até o fim deste ano.
Franquias:
Além da nova estrutura, os movimentos do novo CEO, que já tinha passado pelo Instituto Embelleze entre 2011 e 2016 como diretor de marketing, incluem a internalização de processos de vendas, com o objetivo de aumentar a captação de leads dos franqueados. Segundo Tegeler o negócio já internalizou um time de SDR (Representante de Desenvolvimento de Vendas) e de gestão de tráfego. “Mesmo com treinamento, alguns franqueados têm dificuldade com essa captação, então a gente passa a atuar mais ativamente para direcionar as vendas para eles”, diz o executivo.
Outra mudança foi a criação de um treinamento de marketing digital para os franqueados. De acordo com Tegeler, o objetivo é ensinar os empreendedores a captarem leads a partir de plataformas como Google, Instagram e TikTok. Com isso, a companhia espera que os franqueados deixem de direcionar eventuais recursos para agências de marketing e priorizem gastos com tráfego pago, quando necessário.
Com as novidades, a empresa projeta a inauguração de 50 novas unidades do Instituto Embelleze ainda em 2025, além de outras 150 em 2026. Segundo o CEO, o foco serão as regiões de menor presença da marca. “Não queremos que as unidades compitam entre si, então vamos buscar o crescimento nos lugares em que vemos espaço para isso”, aponta. Para este ano, ao menos 10 unidades devem chegar ao Rio de Janeiro e outras 10 em estados da região Nordeste.
Na percepção de Tegeler, tanto o estado do Rio de Janeiro como a região Nordeste foram espaços fortemente impactos pela pandemia, com um público fiel às atividades presenciais. A empresa, que já chegou a concentrar 270 unidades em 2021, soma 160 unidades em operação atualmente. Com o plano de expansão, a meta é alcançar mais de 300 franquias ativas até o fim do próximo ano.
Além das unidades em território nacional, a empresa espera desembarcar no Peru até o final deste ano. A companhia também mapeia a possibilidade de expansão na Costa Rica, onde já opera uma unidade, além de República Dominicana e Panamá. A rede também já conta com uma operação nos Estados Unidos.
Depois de faturar R$ 100 milhões em 2024, a expectativa do Instituto Embelleze é alcançar R$ 120 milhões até o final deste ano.
Fundado em 1998, o Instituto Embelleze é parte do sistema Embelleze. A rede foi criada por Itamar Serpa, que faleceu em 2023, aos 82 anos. Neste ano, o nome do empreendedor voltou ao noticiário após a divulgação de uma investigação da Polícia Civil sobre o desvio de R$ 122 milhões de suas contas pela ex-mulher, Monique Elias. De acordo com Tegeler, a repercussão do caso não trouxe impactos para a empresa.