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De cardápio com IA a agendamento de exames: as novas ferramentas do Google para PMEs brasileiras

Fonte: Redação

O Google anuncia nesta terça-feira (11/6) novas funcionalidades para ajudar a aumentar a visibilidade de pequenas e médias empresas na plataforma de buscas. Os recursos incluem digitalização de cardápio com IA, integração com redes sociais, atualização de cadastro de mais de 100 mil restaurantes com o apoio da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel) e agendamento de serviços em empresas de saúde e bem-estar.

As informações foram adiantadas a PEGN e reveladas durante o evento Google For Brasil, realizado em São Paulo. Algumas das novidades, como a possibilidade de direcionamento para o atendimento via WhatsApp ou SMS, estão sendo lançadas primeiro no Brasil.

Em entrevista a PEGN, Julie Farago, líder global de engenharia para as verticais de viagens e buscas locais do Google, diz que a empresa tem olhado com mais atenção para o mercado brasileiro e que tem investido tempo e recursos para ajudar os pequenos negócios e consumidores locais a se conectarem com mais facilidade.

“No Brasil, em particular, sabemos que 98% dos restaurantes e bares são pequenas e médias empresas, e isso significa que há uma enorme necessidade de ferramentas para se conectar online. Nós ouvimos essa necessidade dos usuários e temos trabalhado para tornar tudo mais fácil para que eles descubram e se conectem com as empresas que amam. Vimos uma grande oportunidade aí”, diz.

De acordo com ela, a representatividade das PMEs para a economia do país, bem como do setor de serviços, são atrativos para o Google possa atuar “organizando as informações do mundo e tornando-as universalmente acessíveis”.

Cardápio com IA e integração de perfis em redes sociais

Com o envio de apenas uma foto do cardápio físico, os bares e restaurantes poderão digitalizar seus menus diretamente no Perfil de Empresas. Isso será possível com o uso de uma inteligência artificial do Google. É preciso que o cardápio contenha nome dos itens, descrições e preços. As informações aparecerão na seção “Cardápio” na busca e no Google Maps.

Google permitirá que restaurantes digitalizem cardápio com ajuda de IA — Foto: Divulgação
Google permitirá que restaurantes digitalizem cardápio com ajuda de IA — Foto: Divulgação

Os empreendedores poderão editar e atualizar as informações sempre que for necessário. Alguns testes já vêm sendo conduzidos com estabelecimentos brasileiros. De acordo com o Google, o feedback tem sido positivo.

O Brasil é um dos primeiros países a receber essa funcionalidade — que já vem sendo implementada —, ao lado dos Estados Unidos. De acordo com Farago, a ideia é que empreendedores consigam manter as informações sobre o seu negócio atualizadas na plataforma de buscas com mais facilidade.

“Cada mudança de cardápio leva tempo e dá trabalho se o empreendedor tiver que inserir tudo manualmente, toda semana. Ele precisa manter um negócio funcionando e prosperando, e não pode passar horas atualizando os menus com o Google”, diz. Com a atualização feita com IA, esse tempo seria reduzido, de acordo com ela, e aumentariam as chances de a empresa se conectar com seus consumidores. “Sabemos que 84% das pessoas olham o cardápio antes de decidir por um restaurante”, diz.

Integração com redes sociais

Também no Perfil da Empresa será possível integrar as redes sociais dos bares e restaurantes. Dessa forma, o cliente terá acesso rápido aos últimos posts realizados pelas empresas, com promoções, novidades e eventos especiais, por exemplo. As informações aparecerão logo abaixo dos dados do negócio.

Redes sociais dos restaurantes aparecerão na busca do Google — Foto: Divulgação
Redes sociais dos restaurantes aparecerão na busca do Google — Foto: Divulgação

Segundo o Google, os estabelecimentos poderão fortalecer a presença online e atrair clientes que buscam por opções específicas de pratos nas redondezas.

Para ter acesso a essas informações, a big tech fechou uma parceria com a Abrasel para cadastrar mais de 100 mil bares e restaurantes em todo o país até o final deste ano. A ideia é aproveitar a base da entidade para também atualizar os horários de funcionamento dos estabelecimentos.

Agendamento de consultas médicas, exames e salões de beleza

Outra novidade anunciada pelo Google nesta terça-feira trata-se de uma funcionalidade que ajuda a agilizar o agendamento de serviços de saúde e beleza por meio da plataforma de busca. Inicialmente, as parcerias nos negócios de saúde são com as marcas Dr. Consulta, Doctoralia, Melvi, Livance, a+Medicina Diagnostica/Grupo Fleury.

Google permitirá que clientes agendem exames, consultas e serviços de beleza diretamente na plataforma — Foto: Divulgação

Já para agendamento em salões de beleza, o Google fez uma integração com as plataformas Trinks, Quaddro e Prit, e a possibilidade será disponibilizada diretamente no Perfil da Empresa.

Nesta primeira etapa da implementação, a tecnologia já alcança mais de 15 mil empresas dos setores de beleza e saúde.

Whats direto da busca

Outra das novidades anunciadas permitirá que a empresa insira um contato direto de SMS ou WhatsApp na busca e no Google Maps, para que o cliente possa acessar o negócio mais facilmente. A previsão é que o recurso esteja disponível nas próximas semanas. O Brasil é o primeiro pais a receber a novidade.

Empresas podem cadastrar WhatsApp na busca para que clientes entrem em contato diretamente — Foto: Reprodução
Empresas podem cadastrar WhatsApp na busca para que clientes entrem em contato diretamente — Foto: Reprodução

“Estamos lançando o recurso do WhatsApp primeiro no Brasil, porque sabemos que os usuários brasileiros são mais ávidos por se conectar com empresas por meio de mensagens”, diz Farago.

Turismo

Desde o ano passado o Google já vinha trabalhando em parceria com a Agência Brasileira de Promoção Internacional do Turismo (Embratur) para treinar pequenas e médias empresas do setor de turismo. O objetivo era aumentar a digitalização dos negócios e a visibilidade para os consumidores.

Agora, a Embratur vai incluir listas com sugestões de lugares para visitar em cidades que são pontos turísticos brasileiros. A ferramenta já está disponível no Rio de Janeiro e em São Paulo, e a ideia é que as listas apareçam ao lado das informações da cidade, quando as pessoas buscarem pelo destino.

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