Começa nesta sexta-feira (8/11) a D23, evento global da Disney que chega ao Brasil pela primeira vez. A expectativa é alta: a empresa espera receber 45 mil visitantes até o domingo (10/11) no Transamérica Expo Center, em São Paulo – os ingressos, que ainda estão sendo vendidos, chegam a custar até R$ 1 mil.
Ao todo, 25 empresas devem participar do encontro, e algumas novidades serão anunciadas, como uma barbearia da Marvel, que deve se tornar global nos próximos anos, e uma megaloja do Mercado Livre, que reunirá itens feitos por empreendedores e terá uma versão online.
O nome da D23 é o mesmo do clube de fãs oficial da Disney, e faz alusão ao ano de fundação da empresa, 1923. O evento que chega ao Brasil é uma versão da D23 Expo que acontece em Anaheim, na Califórnia (EUA), desde 2009, a cada dois anos. A última edição aconteceu em agosto de 2024, e reuniu mais de 100 mil pessoas, segundo estimativa do The New York Times. A região em que a conferência acontece é a mesma que abriga a Disneyland, único parque temático do grupo inaugurado pelo próprio Walt Disney.
O objetivo da D23 é apresentar as novidades das marcas do conglomerado, Disney, Pixar, Marvel, Lucasfilm (Star Wars), National Geographic, Star (antiga Fox) e ESPN. Os fãs têm acesso a trailers exclusivos, pôsteres, novidades sobre filmes a serem lançados e produtos feitos especialmente para a ocasião.
É nessa última parte que os empreendedores brasileiros vão participar. A megaloja oficial do evento, de 900 metros quadrados, será operada pelo Mercado Livre e promete mais de 1 mil itens Marvel, Pixar, Star Wars e Disney, de diversas categorias, como moda, papelaria, publicações e brinquedos. A empresa também foi parceira da Disney em outro projeto no mercado brasileiro, a exposição Mundo Pixar, que passou por diversas cidades desde 2022.
“Os produtos oficiais da D23 foram desenvolvidos pela Disney, que conta com parceiros das mais diversas categorias para a criação dos itens licenciados. A BandUp é a responsável pela maior parte deles, principalmente os itens de vestuário, mas também há outras empresas como a Plasútil, DAC, entre outras”, diz Anna Araripe, diretora de marketplace do Mercado Livre. A BandUp foi fundada pelo empreededor Bruno Brau e fechou uma joint-venture com a rede de franquias Piticas em 2023.
Os itens disponbilizados na loja também serão vendidos em uma página especial dentro do marketplace. A ideia será integrar a loja física ao e-commerce. “Antecipadamente, lançamos sete SKUs exclusivos na página dedicada com produtos do evento que se esgotaram rapidamente, mostrando o grande interesse do público”, diz Araripe.
Ela adianta que os produtos devem ser disponibilizados no site após o evento, para dar a oportunidade de que clientes de outros estados tenham acesso, mas ainda não há uma data definida. “Buscamos criar conexão emocional com os fãs da Disney, além de estarmos cada vez mais próximos do público Kidult [adultos que fazem compras como crianças], que encontra no evento produtos dos seus personagens favoritos”, diz.
Além da loja oficial, empresas que participarão do evento como expositoras também desenvolveram itens exclusivos e temáticos. A Barbearia Corleone, inclusive, vai aproveitar a ocasião para anunciar um novo modelo de negócio: a Marvel Barbershop by Corleone.
O salão temático abrirá as portas na região da Faria Lima, em São Paulo, na próxima semana, com itens de fabricação própria, como xampu e condicionador, além de colecionáveis em tamanho real, peças temáticas Marvel para decoração e uma loja oficial Marvel Store by Dream, com produtos oficiais à venda.
Bruno van Enck, fundador da Barbearia Corleone, diz que esse é o primeiro evento Disney que a marca participa, e adianta que o objetivo é internacionalizar o negócio desenhado em parceria com a companhia.
“A D23 é o evento na qual vamos mostrar ao mundo que uma empresa brasileira foi escolhida para receber o primeiro contrato global da Disney, resultando na criação da Marvel Barbershop by Corleone. O nome em inglês reflete nosso projeto de expansão, que inclui planos de inauguração nos Estados Unidos a partir de 2027. Minha expectativa é que essa apresentação em um evento de escala global marque o início de nossa relevância no mercado internacional”, afirma.
Ao contrário da Corleone, a rede de franquias Nutty Bavarian, de nozes glaceadas, participa de eventos desde o início do negócio, em 1996. Só neste ano, a marca esteve presente em ocasiões como Oktoberfest e Rock in Rio. “É uma forma de apresentar os nossos produtos para quem ainda não conhece”, diz Adriana Auriemo, sócia-diretora da marca.
A D23 é um evento especial para a empreendedora, que tem uma ligação pessoal com a Disney. “Meu primeiro emprego foi como guia da Disney, quando eu tinha por volta de 17 anos”, conta. Auriemo diz que vê uma oportunidade no evento de poder conectar a marca no Brasil com a imagem da empresa norte-americana.
A Nutty vai ter dois quiosques no evento e aproveitará a ocasião para apresentar um produto desenvolvido especialmente para a feira, o Magic Mix de laranja. O sabor foi inspirado no estado da Flórida, onde fica o Walt Disney World. O produto terá um quê de Disney, com glitter comestível. “Vamos levar para testar, é um sabor novo que ainda não vendemos na rede”, diz.
Outra empresa que vai apresentar produtos novos é a Dr. Peanut, de pastas de amendoim, criada pelo empreendedor Lucas Castro, em 2017. Além de promover a degustação de todo o portfólio, a empresa vai lançar o Doctor Bites, snacks de drageados com recheio de pasta de amendoim. A empresa cita a proximidade com a Black Friday e a oportunidade de “atrelar a marca ao universo Disney” como razões para marcar presença na D23.
“Nós costumamos participar de eventos no mundo alimentício, de saúde e fitness, como o Arnold Sports Festival South America, o Mr. Olympia e o Naturaltech. Essa vai ser a primeira vez que vamos explorar o universo do entretenimento, buscando democratizar a pasta de amendoim como um produto para todos os públicos”, diz Rocky Santos, diretor de marketing da Dr. Peanut.