De olho no interesse pela culinária brasileira que ultrapassa fronteiras, empreendedores brasileiros veem nos produtos típicos do Brasil uma oportunidade de faturar no exterior. Coxinha, brigadeiro e açaí são alguns dos itens que chamam atenção de um mercado consumidor que inclui brasileiros que moram fora do país e estrangeiros dispostos a provar coisas novas.
A seguir, confira cinco empreendedores brasileiros que fazem sucesso mundo a fora com quitutes famosos no Brasil.
1. Petisco Brazuca
Criado por Vanessa Oliveira e Ricardo Rosa, o Petisco Brazuca foi idealizado em 2013, quando o casal enfrentou dificuldades ao buscar por salgadinhos nos Estados Unidos para comemorar aniversário de uma amiga que queria coxinha na festa. O casal não encontrou o salgado à venda em nenhum estabelecimento em Nova York, e a solução foi produzir o petisco.
Com o sucesso entre amigos, os empreendedores transformaram a ideia em negócio. Em 2024, a empresa produzia até 200 mil salgados por mês para atender vendas online, três pontos de venda física em Nova York e a participação em feiras de rua.
2. TinyB
Apaixonada por brigadeiro, Renata Stoica confiou que o doce seria amado em outros lugares do mundo e criou a TinyB, empresa que vende brigadeiros e tem uma fábrica no Vale do Silício, nos Estados Unidos.
Criado em 2014, o negócio ganhou a fábrica na região do Vale do Silício, em São Francisco, na Califórnia, em 2019 para ficar mais perto de grandes corporações como o Google e Facebook — que já eram clientes.
3. RíoZonas
Depois de se mudaram para Los Angeles em busca de oferecer uma vida melhor para a filha, o casal Alan Huie e Evaldo Ferreira decidiram empreender com açaí. A primeira loja da RíoZonas foi aberta em Los Angeles, 2015.
Além das lojas, o sucesso do produto levou a marca a se tornar fornecedora oficial da NFL, entidade que organiza o Super Bowl, em 2022 e virou membro de organizações LGBTQIAPN+ locais, o que levou à criação de produtos temáticos.
4. LaCarioca
Em Barcelona, na Espanha, um espaço com características brasileiras chama atenção. Com nomes como Sabrina Sato, Neymar, Ronaldinho Gaúcho, Liniker e Arlindinho entre os clientes, o restaurante LaCarioca foi fundado pelas brasileiras Daniela Pazos e Mariana Brito, empreendedoras que vivem na cidade espanhola desde 2005.
Em 2023, 70% da clientela já era formada por brasileiros — os outros 30% por espanhóis e turistas de outros países. O cardápio tem pratos famosos do Brasil, como feijoada, pão de queijo, coxinha, caipirinha e açaí.
5. Daju Cakes
A brasileira Cristiane Rabelo de Souza, fundadora da Daju Cakes, mora há mais de 20 anos em Portugal. Lá, ela conheceu seu esposo, Danielson, também brasileiro, teve dois filhos, e se tornou empreendedora a partir da venda de bolos e brigadeiros, em 2019.
Agora, a confeitaria Daju Cakes conta com uma loja no centro da Vila do Conde, na região do Porto, e realiza vendas e encomendas por meio do e-commerce.







