Portal BEI

Conheça o projeto Robin Wood, inspirado na história do justiceiro das telas do cinema

Fonte: Redação

Iniciado em 2022 e com o principal objetivo principal de dar um novo propósito a materiais que seriam descartados após o uso em cenários de produções, a ação Robin Wood, nome que surgiu inspirado no grande sucesso do filme Robin Hood, visa transformar os materiais cenográficos em móveis e utensílios que podem ser vendidos por organizações do Terceiro Setor para aumentar a arrecadação de fundos para os seus projetos.

A ideia inicial surgiu a partir de um estudo em que o Alessandro Correia, fundador da Cor Studio , empresa especializada na criação cenográfica, fez sobre a modelagem paramétrica, que basicamente é uma abordagem que permite a criação de modelos 3D com base em um conjunto de parâmetros ou dimensões, e a partir disso, realizou a primeira ação em conjunto com a Associação da APAE, criando um cenário que poderia ser totalmente reaproveitado posteriormente ao evento.

No Natal de 2022, realizamos esse projeto para a APAE e a diretora da unidade comentou que eles precisavam de móveis para a doação, então foi onde surgiu a ideia de fazer essa transformação dos cenários em itens que poderiam ser vendidos por eles visando aumentar o faturamento do bazar, relembra Alessandro.

A proposta busca ainda reduzir o desperdício, já que o lixo residual gerado em eventos é uma preocupação crescente. Um estudo de 2017 realizado pela Green Events and Innovations indicou que, em média, um grande festival pode gerar entre 1 a 2 quilos de lixo por pessoa, isso sem contar nos resíduos dos cenários que são desmontados e descartados posteriormente ao uso.

Além de colaborar com a sustentabilidade, o Robin Wood tem como objetivo engajar as pessoas na conscientização sobre a importância do reaproveitamento e do cuidado com o meio ambiente, comenta o fundador do projeto.

Desde o início da ideia até hoje, já foram 15 projetos realizados e a expectativa é que este número aumente ainda mais em 2025. Nós estamos esperançosos com essa ação, já tivemos muitas ideias para outras realizações, como por exemplo de o próprio público que frequenta os eventos realizar a desmontagem do cenário e montagem dos móveis. Acredito que incluir essa dinâmica gera uma identificação maior do público com a causa apoiada em cada evento, finaliza Alessandro.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest
Telegram
+ Relacionadas
Últimas

Newsletter

Fique por dentro das últimas notícias do mundo dos negócios!