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Conheça duas iniciativas que apoiam as micro e pequenas empresas dispostas a exportar

Fonte: Redação

Entre os dias 29 e 31 de julho, 12 empresas brasileiras do setor de máquinas, equipamentos e implementos agrícolas participaram de uma imersão internacional em Montevidéu. A iniciativa faz parte do programa Jornada Exportadora, da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil), cujo objetivo é reunir empresas prontas para iniciarem ou aprimorarem sua jornada na exportação, em especial as que já participaram do Programa de Qualificação para a Exportação (PEIEX).

Em 2024, o programa já foi realizado na Colômbia, com foco em estratégias de negócios no setor de tecnologia da informação, e no Peru, este voltado para o ramo de alimentos e bebidas. Outras missões devem acontecer ainda este ano.

“Nas Jornadas Exportadoras são elaboradas agendas comerciais, seminários e visitas técnicas com apoio de especialistas locais, buscando melhor aproveitamento das reais oportunidades de negócios. Desde 2022, já foram realizados 10 encontros em diferentes países, com registro de mais de US$ 22 milhões em negócios esperados”, diz o presidente da ApexBrasil, Jorge Viana.

US$ 500 mil em negócios

No caso do Uruguai, foram mais de 90 reuniões com empresas do setor em três dias intensos, relata Camila Rey, analista de Negócios do escritório da América do Sul, Cuba e Panamá da ApexBrasil. “No primeiro dia, o grupo participou de seminários e, no final da tarde, de um coquetel na casa do embaixador do Brasil no Uruguai. O segundo dia foi de visitas técnicas e o terceiro de rodadas de negócios”.

Como aponta um estudo da gerência de Inteligência de Mercado da ApexBrasil, existem 1.455 oportunidades de exportação para o Uruguai, principalmente em setores industriais, como máquinas e equipamentos de transporte. Investir nessas possibilidades pode reforçar a posição nacional, que já é bastante sólida: o Brasil é hoje o principal fornecedor do Uruguai, com 20% de participação no mercado.

“A ApexBrasil ofereceu todo o suporte necessário para estarmos nessa missão empresarial e foi incrível. Conseguimos participar das rodadas de negócios, obtivemos muitos contatos e conversamos com diferentes clientes”, afirma Bruno Cordeiro, representante da empresa Bozza.

“Foi muito proveitoso, cumprimos os objetivos estabelecidos e conseguimos nos reunir com uma empresa que tem tudo para fazer a representação do nosso negócio no Uruguai”, reforça Elias Bacadare, assistente comercial da Fockink. Segundo ele, o evento proporcionou uma estimativa de US$ 500 mil em negócios para a companhia.

Nova estratégia para feiras

Outra oportunidade de promoção comercial internacional que a ApexBrasil oferece a micro e pequenas empresas é o Brasil Trade Lounge (BTL), uma estratégia capaz de proporcionar a participação de micro e pequenas empresas não exportadoras ou exportadoras iniciantes, nas ações de promoção comercial realizadas em grandes feiras mundiais. Desde 2023, a agência realizou seis dessas ações, com mais de US$ 100 milhões de negócios esperados.

O BTL permite, portanto, que empresas que não puderam participar diretamente de uma determinada feira comercial tenham suas marcas expostas para novos mercados. Assim, proporciona aos empreendimentos uma vitrine de produtos, com apelo à brasilidade, à sustentabilidade e à saúde, sobretudo do complexo de alimentos e bebidas.

O programa é liderado pela ApexBrasil e conta com o apoio do Conselho Brasileiro das Empresas Comerciais Importadoras e Exportadoras (CECIEx), parceiro da Agência na execução do projeto setorial Brazilian Suppliers. E é composto por duas etapas. Na nacional, são realizadas reuniões online de negócios entre empresas produtoras e comerciais exportadoras brasileiras. O objetivo é chegar a um acordo de representação comercial temporária para participação em uma feira. Já na etapa internacional, a empresa selecionada conta com um estande no BTL. “Iniciativas como esta deixam claro que não faltam estímulos e oportunidades para que as pequenas e médias empresas brasileiras ultrapassem fronteiras e conquistem novos mercados”, sintetiza Viana.

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