Portal BEI

Como usar a validação para manter os funcionários engajados e produtivos; veja 3 etapas

Fonte: Redação

A validação é um dos segredos para manter os funcionários engajados e produtivos. Esse conceito é explorado no livro “Validation: the New Approach to Change That Will Transform How You Love, Lead, and Live” (Validação: a Nova Abordagem para a Mudança que Transformará a Maneira Como Você Ama, Lidera e Vive, tradução livre), de Caroline Fleck. Segundo a autora, os gerentes devem aprender a “elogiar o trabalho e validar a pessoa”. O tema também foi abordado por Marcel Schwantes, especialista em liderança e colunista da Inc.

Pesquisas citadas no livro mostram que equipes com alto nível de segurança psicológica — ou seja, onde os funcionários se sentem vistos e aceitos — têm maior probabilidade de permanecer na empresa, gerar mais receita, adotar ideias diversas e ser avaliadas como mais eficazes pelos executivos.

Mas como criar esse ambiente no local de trabalho? Segundo Fleck, a validação ocorre quando alguém demonstra atenção, compreensão e empatia pela experiência do outro, reconhecendo-a como legítima.

Schwantes sugere três formas de começar a mostrar validação:

1. Copiar

Copiar é reproduzir, de forma verbal ou não verbal, a comunicação de outra pessoa. Isso pode ser feito ao repetir palavras-chave ou gestos. Por exemplo, se alguém disser: “Acho que precisamos nos concentrar mais em pesquisa e desenvolvimento”, enquanto balança a cabeça pensativamente, você pode responder: “Pesquisa e desenvolvimento, hmm”, acompanhando o mesmo gesto.

Segundo Fleck, essa habilidade demonstra atenção plena e indica que você está ouvindo sem julgamento. “Embora copiar possa soar mecânico, vale a pena notar que, na verdade, somos programados para imitar as expressões faciais e as declarações dos outros”, diz o colunista, acrescentando que a tática nos permite conectar fisiológica e emocionalmente com a experiência da outra pessoa.

2. Propor

A técnica de propor consiste em interpretar além das palavras e expressar o que a outra pessoa pode estar pensando, sentindo ou querendo fazer, com base no que disse e no contexto da situação. “Grandes líderes não apenas ouvem — eles antecipam”, diz o colunista.

Por exemplo, no caso de um engenheiro que passou as férias resolvendo um problema de codificação. Mesmo sem reclamar abertamente, é natural que ele se sinta esgotado, frustrado e até ressentido por ter sacrificado seu descanso para um trabalho não planejado. Validar esse sentimento significa reconhecê-lo. Uma forma de fazer isso seria dizer: “Imagino que você deve estar se sentindo esgotado depois de trabalhar a semana toda”.

3. Tomar uma atitude

Isso significa mostrar que leva a experiência da outra pessoa a sério. “Simplesmente reconhecer o esgotamento do funcionário no exemplo anterior não pareceria tão válido quanto intervir para abordar as condições que estão contribuindo para isso”, diz o colunista, que sugere a declaração: “Estamos instituindo um processo de revisão para garantir que isso não aconteça novamente”.

Dica extra: evite a armadilha do elogio

Fleck destaca que o ambiente de trabalho tende a valorizar mais os elogios do que a validação, focando no desempenho em vez da pessoa. Embora o elogio seja um reforço positivo, sem equilíbrio com a validação, pode soar impessoal. Para ela, validar vai além das palavras, trata-se de demonstrar, de forma autêntica, que você está presente, entende e se importa.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest
Telegram
+ Relacionadas
Últimas

Newsletter

Fique por dentro das últimas notícias do mundo dos negócios!