Portal BEI

Como um pequeno negócio ajudou a transformar brinquedo polêmico da Disney em nova atração

Fonte: Redação

Nesta sexta-feira (28), o Walt Disney Word, parque temático em Orlando, na Flórida, inaugura sua mais nova atração: Tiana’s Bayou Adventure. O lançamento remete ao filme ‘A Princesa e o Sapo’ e assume o lugar da Splash Mountain, brinquedo fechado em 2023 e rodeado de polêmicas devido à presença de elementos considerados racistas. Um dos responsáveis por repaginar o espaço foi a pequena empresa norte-americana Icarus Exhibits.

A companhia construiu o ponto mais alto do brinquedo: uma torre de água com o logotipo da Tiana’s Foods, marca fictícia da personagem do filme. A empresa de design e construção com sede na Flórida já tinha um histórico no desenvolvimento de novos desenhos e cenários para brinquedos temáticos.

“Há um imenso orgulho em saber que você construiu isso”, conta Mark Ireland, coproprietário da Icarus, ao portal Disney Parks Blog, ao refletir sobre a instalação final. “Primeiro, há um pouco de alívio porque tudo deu certo e foi instalado corretamente, mas principalmente há orgulho”.

O negócio começou em 1987 com o objetivo suprir demandas dos parques de diversões instalados no estado norte-americano da Flórida. As atrações são constantemente adaptadas ou transformadas para atender à demanda do público por novidades ou por adequações técnicas e éticas, como é o caso do Tiana’s Bayou Adventure.

A nova atração leva o visitante a um passeio em um bote, construído na forma de um tronco, com destino a uma festa organizada pela princesa Tiana. O brinquedo que ocupava o espaço anteriormente, Splash Mountain, era baseado no filme ‘A canção do sul’ – produção criticada pela maneira como representa os personagens afro-americanos.

Uma das envolvidas no projeto é Jennifer Smith, gerente geral da Icarus e ex-funcionária da gigante de entretenimento. “Meu passado combinado de trabalhar para a Disney e trabalhar com a Icarus definitivamente me ajudou a me preparar para meu papel na Icarus hoje, pois tenho um profundo entendimento e respeito por ambos os lados do trabalho”, explica Smith.

A parceria do empreendimento com a Disney começou em 1990. Além da torre de água do Tiana’s Bayou Adventure, a Icarus já produziu elementos interativos espalhados pelo Walt Disney World, como os personagens gigantes da Toy Story Land e veículos instalados nas áreas temáticas de ‘Star Wars’ e ‘Tron’.

Peter Ricci, gerente de espetáculos da Walt Disney Imagineering, explica que as mudanças no parque requerem boas parcerias. “Isso não foi diferente para a construção da bela torre de água no Tiana’s Bayou Adventure. Tenho o privilégio de trabalhar com a Icarus há mais de duas décadas e o trabalho deles como colaboradores de longa data nunca deixa de me surpreender”, afirmou ao blog.

Anika Noni Rose, que dá voz a Tiana na animação, gravou novas falas para o passeio. “Para as crianças negras, é, claro, uma maneira maravilhosa e incrível de mostrar representação”, disse em entrevista ao jornal The New York Times. “Para crianças que não se parecem com Tiana, é uma forma de abrir os olhos”, finaliza.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest
Telegram
+ Relacionadas
Últimas

Newsletter

Fique por dentro das últimas notícias do mundo dos negócios!