No Brasil, 91% dos usuários tomam alguma ação após se inspirarem por uma pesquisa feita na plataforma

O TikTok se tornou uma ferramenta relevante de busca de produtos. De acordo com dados da empresa, o indicador cresceu 40% neste ano em relação a 2024. Ainda segundo a rede social, 91% dos usuários tomam alguma ação após se inspirarem por uma pesquisa feita no TikTok. Ou seja: se o seu conteúdo aparece em uma busca, as chances de engajar e vender são grandes.
Os dados foram apresentados durante o TikTok World Brasil 2025, evento que aconteceu em São Paulo no início de junho. De acordo com a empresa, foram utilizados três métodos: análise de comportamento de acordo com as métricas internas (volume de buscas, tempo de permanência, engajamento com vídeos após buscas e repetições de pesquisa), estudos da equipe de inteligência de mercado e benchmark para comparar o comportamento dos usuários com outras plataformas.
PEGN coletou algumas dicas que podem ajudar empreendedores a ter um melhor desempenho no aplicativo. Confira:
1. Aposte em conteúdo que responde perguntas
A maioria das buscas na plataforma começa após o usuário assistir a um vídeo. Criar conteúdos que tragam respostas rápidas — como tutoriais, dicas de produtos ou reviews sinceros — pode posicionar seu vídeo como o primeiro passo da jornada de descoberta.
2. Use a nova aba de busca a seu favor
3. Aproveite o poder do “contexto”
Falando em engajamento com a comunidade, utilizar ferramentas como TikTok Pulse e Max Pulse, que organizam conteúdos em categorias temáticas, pode permitir que criadores e marcas apareçam em contextos mais relevantes, aumentando a visibilidade e, com isso, as chances de monetização.
A plataforma também está apostando no comércio dentro do app. Com o TikTok Shop, pequenos negócios podem vender seus produtos diretamente por lá. O diferencial? Tudo é pensado para facilitar desde a divulgação até a conversão em vendas.