Depois da decisão de abrir um negócio, escolher o nome da empresa pode ser uma das etapas mais difíceis. Como parte da identidade da marca, o nome pode ajudar – ou atrapalhar – a reputação e reconhecimento da empresa no mercado.
Para te ajudar a criar e escolher um nome de sucesso para o seu negócio, PEGN falou com especialista e elencou quatro dicas, além de ideias para você buscar inspiração. Confira a seguir:
1. Faça uma pesquisa de mercado
Antes de começar a pensar no nome da sua própria empresa, é necessário fazer uma pesquisa de mercado. Na prática, esse estudo vai te ajudar a conhecer, principalmente, os nomes que já são usados pelos concorrentes. Assim, é possível entender se existe algum tipo de padrão dentro do segmento e como os potenciais clientes identificam as empresas que oferecem o mesmo tipo de produto ou serviço.
Para Eder Max, consultor de negócios do Sebrae-SP, o primeiro passo para a pesquisa de mercado é analisar os três grandes concorrentes do seu negócio. Para cada um, você deve analisar aspectos como os elementos que compõem o nome, quantos seguidores cada um dos concorrentes tem nas redes sociais e se o nome da empresa é citado pelos clientes dentro das redes.
2. Pense na identidade do negócio
Outro aspecto importante neste processo, é ter em mente qual é a identidade do seu negócio. O objetivo deve ser transmiti-la por meio da sua escolha. Cristina Keiko Miura, docente da área de gestão e negócios do Senac São Paulo, indica pensar no trio missão, visão e valores da empresa. Assim, as ideias que não se adequarem a esses aspectos, já podem ser desconsideradas.
“O empreendedor pode imaginar o nome do negócio com a logomarca nos ambientes, propagandas, mídias e redes sociais para avaliar se está de acordo com seu público-alvo, produto ou serviço”, aponta Miura.
3. Considere a pronúncia e o significado
Para facilitar a conexão e o entendimento dos clientes, também é necessário se manter atento à facilidade de pronúncia e escrita do nome, mesmo que seu propósito seja criar algo diferente do que já existe no mercado. “Um bom nome deve ser fácil de lembrar e de escrever, isso facilita a indicação. Um nome distintivo pode ajudar a empresa a se destacar em um mercado saturado e criação de slogans e campanhas mais eficazes”, lembra Eder Max.
Além disso, o consultor de negócios do Sebrae ressalta que o empreendedor deve garantir que o nome não tenha conotações negativas em diferentes línguas ou culturas, especialmente se a empresa planeja operar globalmente.
4. Verifique se o nome está disponível
Se você já avaliou suas ideias e chegou a hora de finalmente escolher o nome que será usado, o último passo é verificar se o nome desejado está disponível, ou seja, se já não foi registrado por outro negócio. Para isso, é necessário acessar o site do Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI), selecionar a área de “marcas” e buscar pelo passo a passo para o registro, que disponibiliza um guia sobre o assunto.
Max sugere também buscar pelo nome no site Registro.br para ver se o domínio com final “.com.br” também está disponível. Outra dica é verificar a presença do nome nas redes sociais, conferir se o @ de usuário desejado está disponível e se há outros muito semelhantes para não gerar potenciais confusões para os clientes e facilitar a identificação da empresa nas redes.
Gestão:
5 dicas para escolher o nome da sua empresa
- Faça um brainstorming: junte-se à sua equipe, família ou amigos e faça um brainstorming, uma “tempestade de ideias”. “Liste todos os nomes que forem sugeridos e, sem julgamentos, filtre de acordo com o perfil do seu negócio”, indica Miura.
- Realize uma análise competitiva: confira os nomes de empresas concorrentes ou similares no mercado em busca de insights sobre as convenções de nomenclatura no seu setor. A análise também pode ajudar a identificar meios para diferenciar o seu negócio.
- Pense em palavras-chave: identifique palavras-chave que estão associadas ao seu negócio e seu mercado e teste possíveis combinações, sinônimos e variações dessas palavras.
- Use ferramentas de geração de nome: diversas plataformas online podem ajudar a gerar nomes com base em palavras-chave e no segmento de mercado buscado. Testar os resultados oferecidos pelas ferramentas pode auxiliar em uma sugestão certeira ou, ao menos, na busca por inspiração.
- Considere elementos criativos: criar palavras novas, fazer abreviações ou brincadeiras com outras palavras também pode ser uma boa estratégia. Neste caso, é importante estar ainda mais atento ao público-alvo, que pode ser mais ou menos aberto a ideias disruptivas.
Depois de se inspirar e conseguir uma lista de possíveis nomes, Max indica ouvir a opinião de outras pessoas. Segundo o consultor do Sebrae, a ideia é buscar o feedback de potenciais clientes, parceiros de negócio e colegas para obter outras perspectivas que podem não ter sido consideradas.