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Como abrir uma papelaria online? Veja dicas para construir um negócio de sucesso

Fonte: Redação

O mercado de papelarias no Brasil é dominado por grandes sellers, mas também tem sido foco de empreendedores de menor porte, tanto com negócios físicos quanto digitais. Em 2023, 6,3 mil pequenas papelarias foram abertas no país, segundo dados do DataSebrae.

Planners, agendas, calendários e cadernos estão entre os produtos mais buscados da categoria em pequenos e médios e-commerces, segundo um levantamento realizado pela Nuvemshop na primeira quinzena deste ano.

Para quem deseja abrir uma papelaria online, os números podem ser animadores, mas também podem trazer dúvidas: o que é necessário saber antes de começar uma empresa nesse formato? O que esperar do faturamento? Como o negócio vai se sustentar quando houver baixa da demanda escolar?

De acordo com especialistas ouvidos por PEGN, antes de apostar nesse formato de vendas, o empreendedor precisa estar ciente de que o segmento possui especificidades que precisarão ser bem administradas para que o negócio seja próspero, como custos envolvidos, concorrência com grandes empresas e alta volatilidade da demanda.

A seguir, veja dicas para ter sucesso ao abrir uma papelaria virtual:

Quanto custa abrir uma papelaria online?

Para Newton Moro, gerente de e-commerce da Animativa, uma das principais fornecedoras de produtos de papelaria no país, a vantagem de abrir uma papelaria virtual atualmente está na possibilidade de realizar vendas sem limitações geográficas e sem a necessidade de investimento em filiais. No entanto, o empreendedor precisará de uma reserva para montar seu estoque inicial. O executivo estima que o investimento varia entre R$ 10 mil e R$ 20 mil.

Também é necessário considerar os custos envolvidos na montagem e manutenção do site. Eder Max, especialista em Negócios Digitais do Sebrae-SP, aponta três possibilidades que devem ser avaliadas pelo pequeno empreendedor no seu orçamento na hora da escolha:

  • Abrir a loja em um grande marketplace, destinando à plataforma até 30% do faturamento para taxa de comissão;
  • Montar seu próprio site, com investimento inicial que pode variar entre R$ 900 e R$ 20 mil;
  • Alugar uma plataforma de e-commerce para hospedar a loja por, em média, R$ 500 por mês.

O que comprar para compor o estoque?

Montar o estoque da maneira mais adequada é determinante para a sobrevivência e o bom desempenho do negócio. Max destaca que o segmento possui uma forte atuação das grandes empresas – física e virtualmente –, que contam com maior poder de compra nos quesitos quantidade e variedade. Por conta disso, o estoque das pequenas papelarias deve ser montado de modo estratégico, com o objetivo de ter maior giro de estoque e maior lucro.

Para isso, ele aconselha que, inicialmente, o empreendedor diminua seu raio de alcance geográfico no atendimento para ter menor gasto com frete no envio de pedidos. Também deverá pautar sua pesquisa de mercado especificamente nessa região. “É importante verificar como a concorrência se comporta e quais são os produtos que essas lojas estão lançando no mercado”, diz o analista. “Às vezes, você tem uma empresa local que se destaca em algum item, e vale a pena entrar nessa briga.”

Outro ponto é a análise da demanda. O período de volta às aulas é um dos mais fortes para o setor, mas exige atenção redobrada do empreendedor que atua na internet. Nas lojas físicas, a presença dos filhos nos estabelecimentos acabam impactando a intenção de compra dos pais. No formato virtual, essa possibilidade diminui, já que as crianças não necessariamente participam do momento de compra.

Por esse motivo, as lojas virtuais precisam buscar produtos que tenham maior poder de vendas tanto em períodos de alta como de baixa demanda. Na avaliação de Moro, da Animativa, o momento inicial é de mirar o que é tendência. “No começo é recomendado comprar produtos de alto giro e baixo custo, como cadernos universitários de até 10 matérias, agendas, planners e canetinhas, com foco sempre em produtos que muita gente está procurando”, recomenda. “Assim que a loja começa a faturar, pode começar a vender produtos com valor mais alto.”

Como gerir uma papelaria online nos primeiros meses?

Com a concorrência e a demanda volátil, as estratégias de gestão serão cruciais para manter a papelaria virtual firme na fase inicial. Veja o que recomendam os especialistas:

  1. Investir em marketing digital: Na fase inicial, uma pequena papelaria virtual tem a desvantagem de ainda não ser conhecida pelo público. Segundo os analistas, o empreendedor precisa reservar um valor mínimo para a produção de peças publicitárias de divulgação, principalmente para as redes sociais;
  2. Repor estoque com produtos não-escolares: Após o boom das vendas no volta às aulas, é importante que os clientes encontrem na loja itens que podem ser úteis em outros espaços e momentos, como cadernos inteligentes, materiais para suporte ao desenho, álbuns etc. Assim, o lojista evita ficar refém dos materiais escolares para faturar;
  3. Firmar parcerias: Manter uma relação de confiança com fornecedores e colaboradores que tornem a operação mais eficaz é importante para a fidelização de clientes e a otimização de custos de estoque e logística;
  4. Facilitar a experiência de compra: Uma primeira impressão de compra bem-sucedida pelo cliente pode se transformar em uma segunda compra e em indicações para outros clientes. Por isso, é importante construir o site com informações fáceis de encontrar, produtos bem ilustrados e ferramentas de cibersegurança para e-commerce;
  5. Ter diversos canais de contato com o cliente: Como a papelaria virtual não conta com artifícios das lojas físicas, como a proximidade presencial com vendedores, é essencial que o site tenha canais diversos de relacionamento com cliente para sanar eventuais dúvidas. Entre as ferramentas possíveis estão atendentes virtuais e WhatsApp.

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