Comércio cresce em fevereiro. Sebrae dá dicas de como continuar com as vendas em alta durante o ano inteiro
Resultado foi 0,5% melhor do que em janeiro. Segmentos de supermercados, produtos alimentícios e de móveis e eletrodomésticos foram os que mais se destacaram
Por André Luiz Gomes
As vendas no comércio, setor composto por mais de 6,5 milhões de pequenos negócios, aumentaram neste início de ano. De acordo com a Pesquisa Mensal de Comércio (PMC), do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a alta foi de 0,5% em fevereiro na comparação com janeiro deste ano – o índice voltou a crescer após uma série de quatro meses em estabilidade. Os destaques foram para os segmentos de hiper e supermercados, produtos alimentícios, bebidas e fumo (1,1%) e de móveis e eletrodomésticos (0,9%).
Em comparação ao mesmo período no ano passado, o volume de vendas no comércio varejista avançou 1,5%, com cinco dos oito setores investigados em alta: móveis e eletrodomésticos (9,3%), tecidos, vestuário e calçados (8,6%), artigos farmacêuticos, médicos, ortopédicos e de perfumaria (3,2%), outros artigos de uso pessoal e doméstico (2,6%) e combustíveis e lubrificantes (1,5%).
O crescimento foi significativo em fevereiro, mas as perspectivas para o restante de 2025 apontam para um crescimento mais moderado, com fatores como a inflação, juros e confiança do consumidor exercendo influência.
Flávio Petry, analista de Competitividade do Sebrae.
De acordo com o analista, para garantir que as vendas continuem em alta durante todo o ano, os microempreendedores individuais (MEI), microempresas (ME) e empresas de pequeno porte (EPP) precisam adotar, pelo menos, três estratégias fundamentais. São elas:
- Relacionamento
O dono do pequeno negócio deve focar no relacionamento com os clientes e compreender a real necessidade deles para oferecer produtos e serviços que atendam às suas expectativas. “Em um cenário onde o consumidor, apesar das variações inflacionárias, apresenta-se mais confiante, a oferta que agregar mais valor tem um potencial maior de venda. Ou seja, o pequeno varejista não precisa necessariamente focar em preços baixos, e sim em agregar valor em sua oferta, podendo ser até por meio de um atendimento mais adequado”, explica Flávio Petry. - Organização e previsibilidade
Os empreendedores devem estar atentos às sazonalidades das datas comemorativas e aproveitar para vender mais. “Já considere as possibilidades e estratégias promocionais para as próximas datas como Dia das Mães e Dia do Namorados. Organize os pedidos e o estoque, prepare a campanha de comunicação e treine a equipe de vendas”, aponta o analista. - Vários canais
O analista orienta a utilizar a tecnologia a favor do pequeno negócio para atrair mais clientes e aumentar as vendas durante todo o ano. “Otimize seus canais de vendas, como Instagram, WhatsApp, e-commerce, além de outras soluções que auxiliem a impulsionar o faturamento do pequeno negócio”, concluiu.
Confira cursos, eventos e conteúdos do Portal Sebrae. Clique e siga