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Com faturamento de R$ 26 milhões, rede de barbearias cresce com open bar e visagismo com IA

Fonte: Redação

Apesar de ser publicitário por formação, o catarinense Victor Conceição, 39 anos, tinha vontade de entrar em um novo segmento. A oportunidade veio em 2008, por meio de um amigo que estava vendendo sua barbearia. Conceição, então, pegou R$ 25 mil emprestados de sua mãe e decidiu comprar o espaço. O negócio se tornou a rede de franquias Barbearia VIP, que hoje tem o ator Malvino Salvador como sócio e oferece visagismo com Inteligência Artificial, lojas com jogos e serviço de open bar.

A ideia surgiu durante uma viagem do empreendedor a Nova York (EUA) em 2007, quando ele tinha 21 anos. De acordo com Conceição, as barbearias americanas pareciam muito mais convidativas do que as brasileiras e o open bar era um diferencial.

“Eu nunca vi a barbearia como um local para cortar o cabelo, sempre a vi como um espaço para o homem relaxar, quase como uma extensão da casa dele”, destaca o empreendedor.

Como publicitário, Conceição afirma que sempre observou a maneira como o cliente se fideliza a uma empresa. Por isso, quando retornou para Florianópolis (SC), sua cidade natal, ele comprou a barbearia do amigo e reformulou o negócio 100% — o nome, no entanto, já era Barbearia VIP.

“A barbearia era bem comum, não tinha diferencial”, conta Conceição. “Após as mudanças começamos a crescer e famosos vinham cortar o cabelo com a gente”, acrescenta.

Por seis anos, o empreendedor investia seu lucro na estrutura da loja e aos poucos foi aumentando o número de jogos, o mix do open bar e a gama de serviços oferecidos. Em 2014, após um cliente pedir para abrir uma unidade em Balneário Camboriú (SC), Conceição decidiu expandir o seu negócio por meio do franchising.

Atualmente, a rede trabalha com dois formatos de loja. Para ser um franqueado, o investimento inicial é a partir de R$ 300 mil. A marca estima um payback entre 24 e 36 meses.

Franquias:

Em 2023, o ator Malvino Salvador foi apresentado à Barbearia VIP por um amigo em comum que tem com Conceição, gostou da proposta e adquiriu 20% da marca. Com o nome e capital do ator, o empreendedor planeja agora chegar em 200 unidades em até quatro anos. “Ele trouxe uma energia nova para a marca e juntos podemos fazer muita coisa legal”, destaca.

Hoje, a rede conta com 51 unidades, sendo quatro próprias. No espaço, o cliente encontra mesas de sinuca e poker, fliperamas e videogames. Algumas lojas oferecem ainda serviços como depilação, massagem, tatuagem, remoção de tatuagem, podologia e até mesmo tratamentos capilares.

A ideia de montar esse estilo de barbearia surgiu durante uma viagem do empreendedor a Nova York (EUA) em 2007, com 21 anos — Foto: Divulgação
A ideia de montar esse estilo de barbearia surgiu durante uma viagem do empreendedor a Nova York (EUA) em 2007, com 21 anos — Foto: Divulgação

Porém, Conceição afirma que o open bar ainda é o que mais chama atenção de seus clientes. A Barbearia VIP oferece cerca de 30 opções de bebidas, como cerveja, whisky, vodka, cachaça, refrigerantes, sucos e água — o serviço é oferecido a todos os clientes, independente do serviço que escolham.

Para diminuir os gastos das unidades com as bebidas, a Barbearia VIP fechou acordos com distribuidoras, mas cada franqueado tem autonomia para escolher a marca de cerveja que deseja oferecer. Também é possível inserir rótulos regionais, de acordo com a localização da franquia.

A rede também conta com mesas de sinuca e poker, fliperamas e videogames para entreter os clientes durante o tempo de espera — Foto: Divulgação
A rede também conta com mesas de sinuca e poker, fliperamas e videogames para entreter os clientes durante o tempo de espera — Foto: Divulgação

Em 2024, a marca faturou R$ 26 milhões — 10% desse valor vêm dos produtos cosméticos que a rede produz com uma fábrica parceira, usa em suas unidades e vende para seus clientes. Atualmente, há 34 itens no portfólio, com um tíquete médio de R$ 50.

Tecnologia

A Barbearia VIP criou uma startup internamente para desenvolver tecnologias para a franqueadora. Nos últimos seis meses, a empresa investiu R$ 300 mil em sistemas, servidores, tecnologia e mão de obra.

Um dos projetos mais recentes é o Visagismo VIP: um sistema de inteligência artificial que auxilia os clientes, sem custo adicional, na hora de escolher seu corte de cabelo, baseado em suas preferências e estilo de vida. “Nós lançamos em novembro e já estamos vendo um aumento de venda de 40% em todas as unidades”, afirma Conceição.

Com isso, a previsão é que o faturamento de 2025 chegue a R$ 32 milhões, um aumento de 23%.

Algumas unidades oferecem ainda serviços como depilação, massagem, tatuagem, remoção de tatuagem, podologia e até mesmo tratamentos capilares — Foto: Divulgação
Algumas unidades oferecem ainda serviços como depilação, massagem, tatuagem, remoção de tatuagem, podologia e até mesmo tratamentos capilares — Foto: Divulgação

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