O grupo educacional CNA+, reconhecido pelos mais de 50 anos de atuação em cursos de inglês e espanhol, está expandindo a marca e ampliando sua presença no mercado. Agora, passa a se chamar CNA+, unindo o CNA Idiomas e a rede de programação e robótica Ctrl+Play, trazendo cursos de tecnologia e inovação para crianças e adolescentes – público que já frequenta as aulas de idiomas.
Com a aquisição da Ctrl+Play (uma rede do interior de São Paulo adquirida em outubro de 2023), o grupo passa a oferecer cursos que vão além dos idiomas. A ampliação da marca atende a uma demanda que busca novos formatos de aprendizagem, não contemplados pela educação tradicional, criando um ambiente de aprendizado dinâmico e multifacetado.
“Queremos proporcionar jornadas completas de educação complementar, enriquecendo a experiência dos nossos alunos”, diz o diretor de Expansão e Parcerias B2B do CNA, Eduardo Murin.
A aquisição da Ctrl+Play ampliou o leque de serviços do CNA dentro do mesmo nicho de alunos. Dos quase 400 mil estudantes matriculados ao ano, mais de 70% estão na faixa etária dos 7 aos 17 anos, o mesmo público-alvo dos cursos de programação e robótica.
Novos formatos de aprendizagem
Agora, os franqueados têm a possibilidade de aumentar a jornada de ensino no contraturno escolar, com o padrão já conhecido pelos cursos de idioma. “A Ctrl+Play se diferencia por meio de sua metodologia de ensino. Temos maior carga horária, interdisciplinaridade e grande preocupação na formação dos alunos”, afirma Henrique Nobrega, diretor e fundador da marca.
Segundo Nobrega, o currículo da escola tem mais de seis anos de conteúdo e está alinhado às competências gerais da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) do Ministério da Educação (MEC). “Isso possibilita uma formação sólida que, além dos conhecimentos técnicos, desenvolve habilidades”, explica.
O CNA+ também está de olho no mercado corporativo. Empresas poderão levar soluções inovadoras para dentro de suas operações, beneficiando-se da expertise em educação de idiomas e tecnologia.
“Com a chegada da franquia digital, estamos deflagrando o terceiro ciclo de crescimento inteligente nesse processo, com alcance imediato de 50 novos micro municípios, mas com o objetivo de ocupar 500 cidades pequenas em dois anos”, revela Murin.
Estratégia de crescimento
Nos próximos meses, a Ctrl+Play pretende lançar dois novos cursos voltados a jovens adultos. Essas novidades estão em sintonia com o objetivo da marca de atrair variados perfis de público e oferecer mais oportunidades de aprendizado.
Além disso, o CNA Idiomas continua se reinventando. Recentemente, lançou o CNA Teen Up, um material didático voltado para jovens de 11 a 13 anos, que aborda temas como diversidade, equidade e inclusão, tornando o aprendizado de inglês ainda mais relevante e envolvente.
Franquias customizadas
A aquisição da Ctrl+Play já começa a mostrar resultados, expandindo rapidamente de 12 para mais de 90 unidades. Já a rede CNA Idiomas tem cerca de 730 escolas.
E a expansão não para por aí. Com uma meta ambiciosa de alcançar mil franquias até o fim do ano, a marca está apostando em diversos formatos para atrair investidores.
O modelo de micro franquia, por exemplo, tem sido um grande sucesso, facilitando a entrada em municípios menores e ampliando o alcance da rede. “Isso fez com que o CNA atingisse seu recorde histórico de crescimento horizontal em 2023, em especial porque já ocupava as principais cidades em todos os estados brasileiros e, com os novos micro formatos, pôde passar a ocupar municípios menores”, explica Murin.
Com um investimento inicial a partir de R$ 25 mil e um faturamento médio mensal de R$ 15 mil, as franquias CNA+ prometem um retorno rápido, entre 24 e 36 meses.
O suporte aos franqueados inclui desde a seleção dos melhores profissionais até o investimento em infraestrutura tecnológica, garantindo um alto padrão de qualidade.
Segundo Nobrega, o feedback dos franqueados que já aderiram ao modelo tem sido positivo. “A captação dos alunos acontece principalmente entre duas vias: alunos CNA e alunos externos. Temos escolas que tiveram um sucesso tremendo na captação interna, outras performam melhor com os alunos externos. Nossa recomendação tem sido para que as duas frentes andem em paralelo para ter uma maior efetividade e assertividade”, afirma.
As marcas dão suporte aos franqueados para encontrar os melhores profissionais do mercado, e o investimento em computadores está previsto nos custos iniciais.
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