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Cliente reclama ao ser atendida em caixa de autoatendimento de supermercado e viraliza: ‘Qual o sentido?’

Fonte: Redação

Vídeo gerou debate entre internautas, com opiniões contrárias e a favor. Empresa explicou razão de adotar medida


Cliente reclama de funcionária em autoatendimento em supermercado
Cliente reclama de funcionária em autoatendimento em supermercado — Foto: Reprodução / TikTok

Um vídeo de uma cliente sendo atendida por uma funcionária no caixa de autoatendimento de um supermercado nos Estados Unidos viralizou no TikTok nos últimos dias. Postado na última quinta-feira (17/10), o registro, que acumula quase 280 mil visualizações, mostra a atendente do Walmart escaneando as compras em uma caixa que, a princípio, poderia ser operado pela própria consumidora.

“Alguém pode dizer se isso faz sentido?”, questiona a cliente, identificada como Rachel Nicole, na narração do vídeo. “Fui ao autoatendimento porque tinha poucos itens. Mas minhas compras estão sendo escaneadas por alguém e eles ainda estão verificando meu recibo.”

Na legenda, a cliente questiona: “qual o sentido do self-checkout se não é feito por você mesmo?”. Nos comentários, os usuários se dividem entre quem é contra e a favor da intervenção de funcionários no autoatendimento. Um, por exemplo, diz que “cliente não é pago para escanear compras”, enquanto outro argumenta que “se eu passo pelo autoatendimento é porque não quero socializar”.

O Walmart passou a orientar os funcionários a ajudarem os clientes em caixas de autoatendimento em 2020, por meio de um programa chamado “Hosted Checkouts”. De acordo com a empresa, o objetivo é ajudar a finalizar as compras mais rapidamente e “melhorar a experiência”.

Em um comunicado divulgado na ocasião, o vice-presidente sênior de Desenvolvimento de Inovações do Walmart nos EUA, John Crecelius, disse que a mudança tem o objetivo de estreitar o relacionamento entre a marca e os clientes. “Queremos fazer disso uma experiência pessoal”, disse ele. “Iremos a qualquer caixa e ajudaremos você da maneira que quiser, seja verificando um item ou todos os itens. Qualquer dúvida que você tiver, estamos aqui para você.”

Nos comentários do vídeo viral alguns usuários, que dizem ser funcionários da rede de supermercados, alegam que passaram a ser orientados a acompanhar os clientes no autoatendimento. “Os gerentes nos obrigam a fazer isso se eles tiverem uma certa quantidade de itens”, diz um deles.

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