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Chope com glitter e milkshake alcoólico: marcas lançam itens temáticos de Carnaval

Fonte: Redação

Nos próximos dias, o glitter estará por todos os lados, inclusive na comida. Algumas redes de alimentação têm aproveitado o período de Carnaval para lançar produtos inspirados na data e ficar por dentro das conversas. Especialistas dizem que a estratégia pode ajudar a aumentar o faturamento, mas exige planejamento e acompanhamento constante da ação.

Todas as 270 franquias da Fábrica de Bolo Vó Alzira colocaram à venda nos últimos dias um bolo feito de ninho e glitter. O item custa entre R$ 27 e R$ 42 e tem a missão de trazer um incremento de 5% nas vendas do período. “Queríamos traduzir a ideia da alegria do Carnaval com a tradicionalidade do bolo com carinho de vó. Daí trouxemos glitter comestível na cobertura de um dos nossos bolos mais vendidos”, diz Tatiana Lanna, CEO da rede.

O glitter comestível é polvilhado na cobertura do bolo mousse, feito com leite ninho. A previsão é que o item fique no cardápio durante todo o mês de fevereiro.

Outra rede de franquias, a paranaense Soft, resolveu apostar em uma estratégia um pouco mais adulta: uma collab com a Bacco Destilados para oferecer três sabores de milkshakes alcóolicos, que vêm sendo chamados de “drink shakes”:

  • Jambu, com sorvete de frutas amarelas e licor de jambu
  • Fire, com sorvete de frutas vermelhas e Bacco Fire (licor de canela)
  • Nutelka, com sorvete de chocolate e Nutelka, uma vodca com avelã

Os itens ficarão à venda nas lojas de Curitiba e Ponta Grossa até o dia 20 de fevereiro e custam R$ 24. Se o cliente chegar na loja fantasiado, leva dois pelo preço de um. A expectativa é que a novidade ajude a aumentar em 300% as vendas de milkshakes no período.

Conterrânea da Soft, a cervejaria Way Beer também anunciou uma bebida especial para o Carnaval, que será vendida em uma festa da casa, no dia 17 de fevereiro. A bebida é preparada com a Half Pilsen, que é a cerveja clássica da empresa, com glitter comestível. “O Carnaval nos permite criar e inovar com muita liberdade. Pensamos em uma ação única, que realmente desperte a atenção do nosso público”, afirma Desiree Meister, coordenadora de marketing da Way Beer.

O especialista em marketing para varejo e franquias Denis Santini, CEO do Grupo MD | Make a Difference, diz que a iniciativa é uma boa estratégia para aproveitar a data festiva. Entretanto, é necessário ter cuidado na hora de elaborar as estratégias, resistindo a impulsos e improviso. “Vivemos em um mundo onde uma colocação, uma fala pode ser vista de várias maneiras. É preciso fazer pesquisas, estudos e trazer o consumidor para perto, consultá-lo sobre o que lançar”, diz.

Ele pontua que, além de itens alimentícios, o varejo tem oferecido maquiagens e serviços de estética especiais para a data, além de roupas, fantasias e acessórios. “Uma das grandes vantagens do varejo é a oportunidade de aproveitar datas comemorativas a seu favor. O que tem crescido é a estratégia de aproveitar não apenas para uma ação, mas para desenvolver collabs, produtos e novos serviços que tenham a ver com a data.”

Marcos Bedendo, professor de branding da Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM), diz que os pequenos negócios são os que têm mais flexibilidade para surfar nessas datas. “O empreendedor consegue fazer produções pequenas, sem necessidade de cadastro em distribuidores. Aumenta a flexibilidade para investir em algo que pode ter uma geração de receita um pouco maior, mas com oportunidade de marketing”, diz.

A dica é buscar eventos, bloquinhos ou festas locais com as quais o empreendedor possa se conectar para divulgar ou até fornecer os produtos. Isso ajuda a relacionar o seu negócio com a data.

O especialista recomenda que o empreendedor analise a demanda antes de fazer compras, se for necessário, e acompanhe a saída. É importante que o produto tenha uma hora para sair do catálogo, então o ideal é ter a menor quantidade de sobras possível. “Se tentar estender a venda daquele produto temático pode dar a ideia de fracasso. Os produtos se valorizam com contexto. Se passar o Carnaval, perde o interesse.”

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