Cozinheiro expressou frustração, mas foi rebatido nas redes sociais
O chef Hugh Corcoran, dono do Yellow Bittern, um restaurante em Londres, gerou controvérsia ao criticar clientes que, segundo ele, “jogam a experiência gastronômica pela janela” ao dividir pratos e evitar pedir bebidas. Em uma publicação no Instagram, Corcoran afirmou que a moda dos pratos para compartilhar “arruinou a gastronomia” e sugeriu que abrir o restaurante “não compensa” para clientes dispostos a gastar apenas £25 (R$ 185) por pessoa.
Na postagem nas redes sociais feita no fim de outubro, O chef expressou frustração com o que vê como uma mudança de comportamento dos clientes. Segundo ele, é comum que uma mesa de quatro pessoas peça uma entrada e divida os pratos principais. “Restaurantes não são bancos públicos; você está lá para gastar dinheiro”, escreveu. “Se um prato de rabanetes satisfaz você e seus amigos, talvez uma horta seja mais apropriada que uma mesa em um restaurante.”
Corcoran argumentou que os restaurantes pequenos e familiares enfrentam desafios financeiros para manter suas portas abertas com clientes que gastam pouco. “Podemos aumentar os preços, penalizando os demais, ou simplesmente encerrar o tipo de restaurante que valorizamos,” desabafou.
A reação foi mista, enquanto alguns donos de restaurantes apoiaram a crítica, muitos outros consideraram Corcoran insensível à realidade econômica atual. “Quantas pessoas podem arcar com um almoço regado a vinho no meio da semana? A ideia de que todos devem gastar £150 para satisfazer o ego de um chef é, no mínimo, surreal”, comentou um internauta. Alguns comentários mais sarcásticos ironizaram a postura do chef. “Então, temos que pedir uma refeição completa e vinho caro só para justificar nossa presença?”
Em uma segunda publicação, Corcoran lamentou os “ataques agressivos e pessoais” recebidos após suas declarações, reiterando que o problema é a viabilidade do negócio. “Temos 18 lugares e somos três sócios dividindo as tarefas. Queremos apenas pagar o aluguel sem dificuldades. Qualquer um é bem-vindo, mas deve estar disposto a gastar o necessário para manter o ambiente e a experiência que oferecemos.”