Chef do Maido, eleito melhor restaurante do mundo, quase fechou as portas no início:

Fonte: Redação

O The World’s 50 Best Restaurants 2025 foi revelado na última quinta-feira (19/6), com apenas um brasileiro na lista. Estabelecimento do Peru levou a melhor


Desde a estreia do Maido no ranking em 2015, o restaurante têm sido uma presença constante todos os anos
Desde a estreia do Maido no ranking em 2015, o restaurante têm sido uma presença constante todos os anos — Foto: Redes sociais

O restaurante Maido, localizado em Lima, no Peru, foi anunciado como o número 1 na lista do The World’s 50 Best Restaurants 2025, durante cerimônia realizada em Turim, na Itália, na última quinta-feira (19/6). O ranking é promovido pela organização 50 Best e organizado pela empresa William Reed. Apenas um brasileiro constou na lista deste ano, o Lasai, no Rio de Janeiro.

O Maido é comandado pelo chef Mitsuharu ‘Micha’ Tsumura, que desenvolve um cardápio baseado na culinária nikkei, resultado da mistura entre técnicas japonesas e ingredientes peruanos. O restaurante já havia ocupado posições entre os dez primeiros colocados em anos anteriores.

Ao comentar o reconhecimento, Tsumura afirmou ao site do 50 Best: “Não consigo descrever em palavras. É uma mistura de sentimentos… Todo o trabalho duro, todos os momentos difíceis, fazer as pessoas entenderem o que estávamos fazendo e agora ver o que fizemos com a culinária nikkei e a culinária peruana… com hospitalidade. Fazer as pessoas felizes sempre foi o que eu amei fazer.”

Tsumura é filho de imigrantes japoneses. Iniciou sua formação culinária nos Estados Unidos e passou por treinamento técnico em Osaka, no Japão. O Maido foi fundado em 2009 e passou a integrar listas de premiações internacionais nos anos seguintes.

Em uma entrevista ao 50 Best no ano passado, o chef revelou que teve dificuldades para fazer o restaurante decolar no início, por ser o primeiro a apresentar o nikkei como um conceito culinário. “Foi um desafio fazer as pessoas entenderem que não vendíamos apenas sushi. Nos primeiros três anos, recebemos muito pouca atenção. Pensei que talvez devêssemos fechar o restaurante, mas meu pai me convenceu a acreditar em mim mesmo e a continuar perseverando”, disse.

De acordo com ele, o apoio dos clientes foi fundamental para manter o restaurante aberto no início. “Ainda tínhamos muitos peruanos que vinham e me dizem: ‘Não feche, nós amamos o que você faz’, e isso nos manteve firmes. Era lindo porque a culinária nikkei não era muito conhecida nas ruas, e agora é conhecida no mundo todo.”

Com mais de 10 pratos, o menu degustação Maido Experience apresenta ingredientes de diferentes regiões do Peru, como os Andes, a Amazônia e a costa norte. Entre os pratos estão ramen de lula com chouriço amazônico, caracóis-do-mar com espuma de pimenta amarela e a costela curta servida com colher, assada por pouco mais de dois dias, receita assinada pelo chef.

Mais recente Próxima Quem é o dono do único restaurante brasileiro que figura entre os melhores do mundo em 2025

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest
Telegram
+ Relacionadas