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Celular Seguro: usuário pode cadastrar vários celulares, mesmo de outro CPF, mas não consegue bloquear aparelho corporativo

Fonte: Redação

O governo federal lançou na última terça-feira a ferramenta Celular Seguro, criada para bloquear aparelhos instantaneamente em caso de roubo, por meio de um site e aplicativo. Anteontem, os usuários já tinham a opção de se cadastrar através da plataforma on-line.

O aplicativo só foi lançado ontem, quando também passou a ser possível pedir bloqueios de aparelhos em caso de perda, roubo ou furto. O GLOBO testou a ferramenta. O resultado indicou que aparelhos corporativos, vinculados a empresas em vez de pessoas físicas, não podem ser protegidos pela solução criada pelo governo.

De navegação e cadastro simples, esse novo recurso criado pelo governo funciona como uma espécie de botão de segurança para bloquear todas as funções de um celular caso ele caia em mãos erradas. Assim que o consumidor aciona o programa, aplicativos de bancos e mensagens via SMS devem ser bloqueados em até dez minutos, promete o governo. A adesão de empresas por trás dos aplicativos de redes sociais à plataforma está em negociação.

No teste feito ontem, a reportagem do GLOBO se conectou ao Celular Seguro por meio de uma conta no Gov.br — portanto, vinculada a um CPF — e cadastrou três celulares. O primeiro celular era um telefone pessoal, que está vinculado a um CPF diferente do que está cadastrado na conta Gov.br. Essa linha foi inserida com sucesso na plataforma do Celular Seguro.

No entanto, também foi possível cadastrar mais um celular, vinculado a outro CPF. Operadoras de telefonia se comprometeram a bloquear linhas e SMS até o dia 9 de fevereiro.

No teste, o segundo número inserido é corporativo, vinculado ao CNPJ de uma empresa em vez de um CPF. Ao tentar bloquear essa linha, a ferramenta forneceu um número de protocolo e passou a exibir uma mensagem dizendo que o aparelho estava “com restrição”.

Celular Seguro: durante teste de ferramenta do governo, o GLOBO tentou utilizar botão para bloquear linha — Foto: Reprodução
Celular Seguro: durante teste de ferramenta do governo, o GLOBO tentou utilizar botão para bloquear linha — Foto: Reprodução

No entanto, uma hora depois de o telefone ser bloqueado, por volta de 13h52, o celular continuava funcionando.

Procurado pelo GLOBO, o Ministério da Justiça informou, no início da noite, que o Celular Seguro “está focado no usuário particular”. A proteção oferecida pela plataforma só serve, ao menos por enquanto, para aparelhos de pessoas físicas.

Se o celular que figurar num pedido de bloqueio pela plataforma não estiver vinculado ao CPF de quem fez a solicitação, a ação não será realizada, informou a pasta. No entanto, segundo o ministério, se houver aplicativos vinculados ao CPF da pessoa que faz o pedido no celular corporativo, esses apps serão bloqueados.

“No momento, o projeto não trata de telefones celulares vinculados a CNPJs. O controle junto à Anatel de aparelhos vinculados a uma linha corporativa é feito em canal diverso ao das linhas pessoais. Nesta fase, a prioridade é atender o cidadão que possui telefone celular particular, não descartando conversas futuras para ampliar o projeto também para telefones ligados a CNPJ”, diz nota enviada pela pasta.

Como usar o Celular Seguro?

Usar a plataforma leva menos de cinco minutos. O primeiro passo é fazer login por meio do cadastro no Gov.br. Se não tiver o cadastro, veja como fazê-lo aqui.

Para acessar a plataforma Celular Seguro é preciso ter cadastro no Gov.br — Foto: Reprodução
Para acessar a plataforma Celular Seguro é preciso ter cadastro no Gov.br — Foto: Reprodução

Então, o usuário vai encontrar três “botões”: pessoas de confiança; registrar telefone; e registrar ocorrência. Após apertar o primeiro, é necessário informar o nome da pessoa escolhida, contato, e-mail e CPF. É possível cadastrar mais de uma.

Opção para cadastrar contato na plataforma Celular Seguro — Foto: Reprodução
Opção para cadastrar contato na plataforma Celular Seguro — Foto: Reprodução

Então, basta retornar à página inicial, ir em “registrar telefone”, e informar os seguintes dados:

  • Marca do aparelho
  • Modelo
  • Número do telefone
  • Operadora
  • Número de série (opcional)
  • IMEI (opcional)
  • Pessoa de confiança (opcional)

É possível cadastrar mais de um telefone celular, mas ele precisa estar vinculado ao CPF de quem está fazendo o cadastro.

Nesse momento, é pedido que você escolha uma das pessoas de confiança cadastradas anteriormente.

Registro de ocorrência na plataforma Celular Seguro — Foto: Reprodução
Registro de ocorrência na plataforma Celular Seguro — Foto: Reprodução

Em caso de roubo do aparelho, o usuário deve clicar em “Registrar ocorrência”. Então, vai ser direcionado para uma lista com todos os celulares que cadastrou. Ele deve clicar, ao lado do aparelho que foi levado, em um botão escrito “alerta”.

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