Casal fatura R$ 2 milhões com experiências de vinho e pintura para empresas

Fonte: Redação

Foi depois de perceber como a pintura pode ser uma ferramenta de socialização que Marcos dos Santos decidiu fundar a Vinho Tinta, uma empresa que oferece experiências com arte e vinho, com foco na interação e conexão entre equipes de empresas.

Fundada em 2019, a empresa, que começou atendendo apenas pessoas físicas, quase fechou durante a pandemia. Entretanto, um convite inesperado para atender o Grupo Boticário fez o empreendedor apostar na frente B2B. Com o sucesso da ideia no mercado corporativo, a empresa faturou R$ 2 milhões em um ano.

O primeiro insight do negócio aconteceu em 2016, quando Santos ganhou uma bolsa de estudos para fazer um intercâmbio nos Estados Unidos. Lá, em busca de viver uma rotina longe da vida de turista, o empreendedor conheceu uma experiência que o deixou encantado: um ateliê que oferecia bebida e materiais de pintura para amadores fazerem suas artes guiados por um artista.

No mesmo dia, ele viu acender a vontade de empreender no Brasil com uma proposta semelhante. Contudo, a ideia se perdeu em meio à viagem, e a decisão de abrir uma empresa veio apenas em 2019, depois que o empresário viu a pintura ajudar sua mãe a enfrentar um quadro de depressão.

“Minha mãe não se alimentava, não aceitava tratamento e não queria conversar. Um dia, minha irmã chegou da escola com uma maquete e pediu para que ela a ajudasse a pintar o projeto. Depois de uma certa insistência, mesmo desanimada, ela disse que pintaria. O resultado foi que minha mãe passou a tarde inteira pintando e, de noite, ela até cozinhou para nós e passamos a noite conversando”, conta Santos.

Segundo o empreendedor, naquela noite, ele e a irmã conseguiram se conectar com a mãe depois de mais de oito meses distantes. Nesse momento, ele lembrou da experiência que viveu três anos antes e decidiu largar o emprego em uma multinacional para apostar no sonho de empreender.

Sem capital suficiente para começar o negócio, Santos conseguiu o apoio de alguns amigos e fez um empréstimo no banco. Em agosto de 2019, com um investimento inicial de R$ 150 mil, ele abriu a Vinho Tinha ao lado de Nátaly Sicuro, sua então namorada e, hoje, COO da empresa. Com um espaço físico em Curitiba (PR), o objetivo do casal era oferecer experiências presenciais de pinturas e vinho para pessoas físicas.

As mudanças no modelo de negócio

Poucos meses após o início do negócio, a pandemia de covid-19 obrigou os empreendedores a fechar o espaço físico. “Nós nos adaptamos e começamos a vender kits de pintura com um vídeo de uma artista que guiava os clientes. No começo, essa versão virtual deu certo, mas, algum tempo depois, ninguém mais buscava as atividades online”, lembra Santos.

Nesse cenário, a Vinho Tinta quase faliu. Quando eles tinham capital suficiente para operar por apenas mais um mês, uma cliente que havia participado da experiência virtual com a família entrou em contato com um pedido para fazer a confraternização de fim ano de 15 profissionais.

“Foi a primeira vez que fizemos algo para um time. Antes, fazíamos experiências com cerca de duas ou três pessoas. Mas a empresa em questão era o Grupo Boticário, então juntamos toda a bagagem que tínhamos e fomos redescobrindo nosso produto”, comenta Sicuro.

Com o sucesso do primeiro atendimento corporativo, o casal encontrou um novo público e, contando com a divulgação boca a boca, atendeu cada vez mais empresas. De olho nas demandas desse novo mercado, os empreendedores começaram a apostar em novas experiências que atendessem às necessidades de team building (construção de time, em português), que muitas empresas buscavam no contexto pós-pandemia.

Assim, a partir de 2021, a Vinho Tinta começou a atender de forma mais personalizada a demanda de cada companhia. “Nós fazemos um briefing, um alinhamento para trazer o que aquele time precisa melhorar. Por exemplo, se precisam melhorar a comunicação, se precisam ter uma visão mais sistêmica ou se a liderança da equipe precisa demonstrar que eles fazem parte de um todo”, aponta Santos.

Com essa proposta, a empresa oferece três tipos de experiências:

  • Vinho e Tinta: os participantes recebem uma tela em branco e um artista os guia em um passo a passo. Enquanto faz a pintura, o grupo bebe vinho ou suco de uva.
  • Mosaico: os participantes são divididos em equipes e cada uma pinta o pedaço de uma imagem. No final, os quadros são reunidos para formar uma única obra. No processo, a empresa constrói uma narrativa com analogias ao mundo corporativo.
  • Academia do Vinho: o grupo assiste a uma apresentação para entender o processo de fabricação dos vinhos. Depois, os times são divididos para fazer blends (misturas) de diferentes vinhos, além de um rótulo para a garrafa. Na atividade, os participantes são convidados a pensar no branding do produto para fazer um pitch comercial.
Experiência da Academia do Vinho — Foto: Divulgação
Experiência da Academia do Vinho — Foto: Divulgação

Além do negócio B2B, a empresa continua oferecendo a experiência virtual para pessoas físicas. Com atividades a partir de R$ 157, o cliente escolhe entre 13 diferentes telas e recebe os materiais de pintura com um passo a passo em vídeo.

Atualmente, a Vinho Tinta conta com oito colaboradores diretos e 20 indiretos (entre artistas, enólogos e sommeliers). Em 2023, a empresa registrou um crescimento de 300%, com um faturamento de R$ 2 milhões no ano. Ao todo, 310 empresas já foram atendidas e 22 mil pessoas foram impactadas em 26 países.

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