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Casal empreende com bonecas de pano e agora foca em produtos exclusivos, de olho em exportação

Fonte: Redação

Dayana Carlson, a Day, trabalhava no mercado financeiro em São Paulo quando foi desligada ao retornar da licença-maternidade, depois de se ausentar por um bom tempo devido a uma gravidez de risco. Naquele momento, resgatou o antigo hobby de costurar, fazendo peças artesanais. Logo veio a ideia — e a oportunidade — de dar aulas em ateliês.

O marido Alain, então gerente regional de uma multinacional de moda, seguia no mundo corporativo. A casa onde moravam o casal e os três filhos passou a estocar uma grande quantidade de material que Day produzia. Ficou clara a necessidade de espaço extra para acomodar os itens e concentrar as aulas e cursos que ela começou a oferecer de forma autônoma.

Foi ali, em fevereiro de 2011 e em uma sobreloja alugada de 35 metros quadrados, que nasceu o Atelier Coração de Pano, hoje uma referência em bonecas e produtos para a confecção desse tipo de artesanato, que migrou para Itupeva (SP).

O marido abandonou o crachá e agora é sócio do negócio, sendo responsável pela parte administrativa, contas e vendas, divulgação e prospecção, enquanto Day fica à frente das aulas online e presenciais e da criação de novos produtos e cursos, entre outras demandas.

Alunas vovós

O investimento inicial foi de R$ 20 mil no aluguel e na adequação do espaço. “No início, trabalhávamos apenas com costura criativa e patchwork. Com o tempo, as alunas, que estavam se tornando vovós, começaram a pedir bonecas de pano”, relembra Day Carlson. Ela decidiu se aventurar no universo bonequeiro, mesmo ainda sem se sentir confiante em algumas tarefas, como pintar os rostinhos.

À época, a loja já havia dobrado de tamanho, mudado de lugar e se consolidado como ateliê de patchwork. A produção de bonecas começou após cinco anos de operação e só se consolidou graças à persistência de Day em aprimorar suas habilidades. “No início, não tinha lucratividade nenhuma. Pensei em desistir várias vezes, pois fiquei com trauma de errar as primeiras peças”, revela.

Agora, ela garante que a criação das bonecas é a parte mais divertida, o que inclui até o design do tecido e o material para cabelos e peças extras. O processo envolve a filha adolescente, e elas lançam, pelo menos, seis coleções temáticas anuais.

Como se dedica mais às aulas e ao empreendimento, as bonecas são produzidas por cinco artesãs. A média de venda na loja física é de 60 peças por mês, número que aumenta quando participam de feiras e eventos maiores.

Com quase 15 anos de atividades, o portfólio do Coração de Pano supera a casa dos 3 mil produtos, desde moldes até itens de decoração e aviamentos. Cada nova coleção – como a recente linha de Natal e a temática “Lavanda” – traz gabaritos, tecidos personalizados, linhas, botões e outros acessórios.

“Trabalhamos para facilitar a vida das artesãs, criando ferramentas que simplificam o processo para elas”, explica Day.

Os empreendedores não divulgam o faturamento, mas as vendas físicas respondem por 20% da renda, enquanto grandes feiras de artesanato garantem outros 20%. “Os eventos são fundamentais para reforçar nossa marca e aproximar o público do que oferecemos no online”, complementa.

É o digital, aliás, que empurra o crescimento da empresa e é a porta de entrada para novos consumidores. O ateliê mantém presença diária no Instagram e disponibiliza muito material no YouTube, onde concentram mais de 1,3 mil vídeos, boa parte deles com Day ensinando como fazer bonecas.

Ainda em relação ao faturamento, cursos e workshops respondem por 15% do montante e os outros 45% vêm do online — o e-commerce foi lançado em 2014. Com um tíquete médio de R$ 127 e uma clientela formada principalmente por mulheres de 40 a 65 anos, o Atelier Coração de Pano espera aumentar 10% neste ano.

Loja “dos sonhos” e parcerias

Em 2020, Day e Alain inauguraram a atual loja, que lembra uma casa de bonecas em tamanho gigante, cheia de adornos delicados. São 300 metros quadrados, reunindo loja física, a operação da loja digital, o estoque, área para cursos, espaço para eventos, jardim e um café. Além disso, o negócio diversificou suas operações fora do ambiente próprio, como a parceria firmada com a empresa Fernando Maluhy Tecidos, com Day assinando linhas exclusivas.

Com quase 15 anos de atividades, o portfólio do Coração de Pano supera a casa dos 3 mil produtos, desde moldes até itens de decoração e aviamentos — Foto: Divulgação
Com quase 15 anos de atividades, o portfólio do Coração de Pano supera a casa dos 3 mil produtos, desde moldes até itens de decoração e aviamentos — Foto: Divulgação

Os planos do casal proprietário são grandes, incluindo a exportação de produtos e o fortalecimento do B2B, fornecendo tecidos e ferramentas para outras lojas. Pretendem também expandir a atuação na capacitação de professores e artesãos, com foco em empreendedorismo no setor.

A marca mantém iniciativas de impacto social, como o evento Boneca Comigo, realizado há seis anos. Nesse projeto, kits de materiais são doados para mulheres em situação de vulnerabilidade que aprendem com Day a fazerem um modelo exclusivo, como forma de incentivo ao trabalho artesanal, ferramenta terapêutica e de recomeço.

“Meu principal propósito é alcançar o coração dessas mulheres e fazer diferença em suas vidas. Muitas superaram depressão e crises de ansiedade através do artesanato”, finaliza a empreendedora.

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